World Shopper Conference indica o futuro dos automóveis

Centenas de profissionais da área automóvel marcaram presença na edição deste ano da World Shopper Conference Iberian 2017, que decorreu na passada sexta-feira, dia 12 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

A conferência começou bem cedo. Eram oito horas da manhã quando os primeiros participantes efetuaram a inscrição. Ao chegar ao Centro de Congressos do Estoril encontrei dezenas de expositores dos diferentes patrocinadores. A expetativa era grande para assistir às apresentações de convidados ilustres vindos de Portugal, Espanha, Brasil, Estados Unidos, isto para referir apenas as nacionalidades dos oradores mais aguardados. A sala principal do centro de congressos esteve sempre cheia para assistir a apresentações muito interessantes que confirmam que o futuro do setor automóvel passa mesmo pela eletrificação e pela partilha de automóveis em vez da compra.

Na edição deste ano começou com Mark Fecker, ex-FordDirect, que criou a sua própria empresa RoboRetail. As seis ideias deste ano foram apresentadas em 5 minutos. As empresas presentes eram as KBB, Dapda, Homens da Frota, Auto Action, CDK Global e a Car View 360º. Cada um dos apresentadores procurou convencer a plateia que a sua ideia de negócio era a melhor e a audiência votou online via smartphone.

 

Após um breve coffee break aproveitado pelos participantes para estabelecer contactos. Chegou a vez de escutar e ver a apresentação de Kerri Wise da True Car que desenvolveu o tema: Como ganhar com a transparência de preço. De seguida foi possível assistir a três workshops em simultâneo. Manuel Madeira abordou o tema: Automóvel de 2 em 2 anos sem risco de retoma. Nilson Caldeira explicou como na sua opinião é possível transformar leads em vendas e o terceiro workshops foi da responsabilidade de Mário Tavares da Silva que conquistou a sua plateia com a sua visão para o Após Venda sem preconceitos.

A Indústria Automóvel vive dias agitados, dinâmicos, tudo acontece a alta velocidade e criar novos conceitos de mobilidade urbana é a palavra de ordem. O Digital Motores esteve presente e decidiu aqui partilhar alguns momentos da conversa de Ricardo Oliveira da World Shopper com Artur Martins – Vice-Presidente de Marketing da Kia Motors Europe, Miguel Fonseca – Vice-Presidente Executivo Comercial e Corporativo da Toyota do Brasil e, ainda, Hélder Boavida – Presidente e CEO BMW Group Brasil.

 

Os 700 profissionais, empreendedores e investidores ouviram, ainda, o norte-americano, Trevor Gile da Motorcars Honda explicar como ele e o pai criaram o concessionário do futuro. Um mega espaço, totalmente coberto de painéis solares, em Cleveland, nos Estados Unidos, com oficina, espaço para as crianças brincarem, enquanto o carro dos pais está a reparar e muito mais.

O momento mais aguardado era o estudo 2025 Automotive 360º de Ricardo Oliveira da World Shopper. A apresentação teve início com as imagens da viagem de 4.000 quilómetros que Ricardo efetuou ao volante de um Renault ZOE. Depois, apresentou 4 tendências disruptivas a partir das áreas de eletrificação, mobilidade (car sharing), automóveis autónomos e realidade virtual.

 

A próxima edição da World Shopper Conference Iberian está já marcada para dia 18 de maio de 2018.

D.M.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *