VW T-Roc: Ao volante do crossover Made in Portugal

O novo crossover da Volkswagen produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, promete dar que falar. Ou não fosse um automóvel made in Portugal! A Volkswagen alarga a sua gama de modelos com um crossover compacto que permite múltiplas opções de personalização. Esta é, aliás, uma tendência da indústria e em particular no segmento SUV/Crossovers. A carroçaria pode ser decorada com um total de 11 cores diferentes, três para o tejadilho e um total de 24 combinações cromáticas; sete diferentes tonalidades para os revestimentos do interior.

No primeiro contato com o novo modelo fiquei agradavelmente surpreendido. O ambiente no interior do habitáculo é moderno e jovem, não deixando de ser refinado, com materiais de qualidade e montagem cuidada. O T-Roc é o primeiro SUV da sua gama equipado com instrumentos digitais opcionais como o Active Info Display da última geração; sistemas de assistência à condução (Front Assist e Lane Assist, de série, Traffic Jam Assist, em opção).

No primeiro ensaio do Digital Motores com o novo VW T-ROC aceleramos logo com a versão mais cara e equipada, refiro-me à unidade 2.0 TDI de 190 CV com a caixa automática DSG e o nível de equipamento Sport que custa 48.283 euros. Gostei bastante do comportamento do T-Roc. Tendo como referência o “irmão mais velho” Tiguan, que eu tanto gosto, o novo modelo não lhe fica nada atrás. Nota-se que estamos na presença de um VW. O rolamento em estrada não engana, a forma intuitiva como curva, tudo parece fácil quando estamos ao volante o que permite conduzir sem stress transmitindo a quem viaja a bordo uma sensação de segurança. Algo, na minha opinião, fundamental nos dias de hoje. A dinâmica é importante, no entanto, na altura de escolher um automóvel, nunca devemos descurar a segurança. Claro que fiquei ansioso para testar a versão que, muito previsivelmente, deverá ser a mais vendida no nosso país, refiro-me ao VW T-Roc com o motor 1.0 TSI de 115 CV com o nível de equipamento Style que custa 25.652 euros.

 

Seis motores turbo, tração dianteira e tração total

À semelhança do Tiguan, de maior dimensão, o novo TRoc está equipado com motores sobrealimentados: três blocos a gasolina (TSI) e três blocos Diesel (TDI). Os três níveis de potência são: 115 CV (85 kW), 150 CV (110 kW) e 190 CV (140 kW). As versões de 115 CV são propostas com tração dianteira e caixa manual de velocidades. Em combinação com os motores de 150 CV existe a possibilidade de selecionar tração dianteira, tração total (4MOTION) e transmissão automática de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades.

O motor a gasolina mais potente de 150 CV está equipado com a gestão ativa dos cilindros ACT (baseada na desativação automática de dois cilindros). Os dois motores de 190 CV oferecem de série a transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades e o sistema de tração total 4MOTION. Os dois motores TSI de 115 e 190 CV e o TDI de 150 CV, pretendem ser um exemplo de eficiência.

O T-Roc pode ser encomendado com uma nova geração do Active Info Display (instrumentos totalmente digitais) como uma opção. Além disso e implementados como tecnologia de ponta são os sistemas de infotainment, com ecrãs de 8,0 polegadas de dimensão

O painel de instrumentos digital Active Info Display e o sistema de infotainment foram desenhados para utilizar a maior quantidade possível de serviços online e app através do smartphone e da Volkswagen Car-Net. Adicionalmente são também incluídos o telefone e a mediateca. Ambas as funções não só podem ser indicadas e controladas através do sistema de infotainment, como também através do Active Info Display. Os sistemas de infotainment de 8,0 polegadas podem ampliar-se com a App Connect (que integra MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto da Google). Além disso, a Volkswagen oferece para o novo T-Roc o pacote de serviços “Security & Service” (de série no Sport) que auxilia o condutor nas mais diversas situações. Algumas das funções mais importantes são o serviço de chamada de emergência (Emergency Call), o aviso automático de acidente (Service Automatic Accident Notification) e a chamada de assistência (Breakdown Call). Em combinação com o Discover Media e através do “Guide & Inform” (de série no Style) existe a possibilidade de utilizar diversos serviços online (Online POI Search) como, por exemplo, “Importar destinos online”, “Estações de Serviço” (localização e preços), “Notícias”, “Estacionamentos” (local, disponibilidade e preços), “Meteorologia” e “Informação online de trânsito”

O T-Roc é baseado na plataforma modular transversal (MQB). Embora vários modelos compartilhem a mesma plataforma estrutural, cada um tem uma carroçaria e um interior completamente independente.

O modelo crossover tem um comprimento de 4.234 mm (252 mm menos que o Tiguan) e uma distância entre eixos de 2.590 mm. A largura é de 1.819 mm (sem espelhos retrovisores) e a altura de 1.573 mm (4MOTION: 1.572 mm). Se os cinco lugares estão ocupados, a volumetria da bagageira carregada até ao bordo superior das costas do banco traseiro, é de 445 litros, podendo a capacidade de carga aumentar até 1.290 litros. A largura relativamente grande em comparação com a estrutura do tejadilho bastante baixa sublinha as proporções dinâmicas do veículo.

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Suspensão adaptativa e direção progressiva

O T-Roc pode ser personalizado ainda mais através de uma gama de sistemas de conforto. Um destes sistemas é a suspensão adaptativa (adaptive chassis control / DCC). Através dos amortecedores elétricos do sistema, o chassis do T-Roc pode regular-se como alternativa ao modo normal num modo orientado especialmente para o conforto ou o desportivismo. A direção progressiva, que foi introduzida como o Golf GTI, permite um melhor controlo no modo de condução desportivo, facilitando as manobras com um conforto adicional; no caso do T-Roc Sport é oferecido de série. Outros dos sistemas de conforto são a abertura/fecho elétrico do portão da bagageira, o sistema de fecho e de arranque sem chave “Keyless Access”, o aquecimento e o ar condicionado com zonas independentes, o Climatronic de duas zonas e o aquecimento do volante. O teto deflector panorâmico do T-Roc (opcional) é composto por duas peças de vidro.

Todas as versões do T-Roc são equipadas de série com os seguintes sistemas: travões multicolisão, assistente de aviso de saída da faixa de rodagem Lane Assist e sistema Front Assist com sistema de deteção de peões e função de travagem de emergência em cidade. O T-Roc Style oferece também, de um modo geral, o sistema de deteção de fadiga.

O responsável pelo Design da Volkswagen, Klaus Bischoff, destaca: “Com o novo T-Roc, a Volkswagen criou outro SUV autêntico. O veículo evidencia a superioridade que se esconde nele próprio.  Mas, ao mesmo tempo, com este crossover levamos para a rua um design muito expressivo e bastante ousado. Estes componentes emocionais tornam isso simpático. Como tal, o T-Roc é igualmente adequado como para uma grande aventura”.

 

A aposta no motor 1.0 TSI

O VW T-Roc mais acessível custa 23.275 euros. A versão de entrada recorre ao bloco 1.0 TSI. O motor base é um propulsor de 3 cilindros com uma cilindrada de 999 cm3 e que debita uma potência de 115 CV (85 kW) entre as 5.000 e as 5.500 rpm e um binário máximo de 200 Nm entre as 2.000 e as 3.000 rpm. De acordo com os valores indicados pela marca alemã, o T-Roc 1.0 TSI acelera dos 0-100 km/h em 10,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 187 km/h com tração dianteira. O consumo combinado é de 5,1 l/100 km. O depósito de combustível tem uma capacidade de 50 litros.

 

Preços VW T-Roc

 

T-Roc 1.0 TSI 115 cv T-Roc 23.275 €

1.0 TSI 115 cv Style 25.652 €

1.5 TSI 150 cv DSG Sport (1) 31.032 €

1.6 TDI 115 cv T-Roc (1) 27.473 €

1.6 TDI 115 cv Style (1) 29.851 €

1.6 TDI 115 cv Sport (1) 32.351 €

2.0 TDI 150 cv Style (1) 34.775 €

2.0 TDI 150 cv Sport (1) 39.573 €

2.0 TDI 150 cv DSG Sport 4M (1) 44.035 €

2.0 TDI 190 cv DSG Sport 4M (1) 48.283 €

Nota: As versões assinaladas com 1 têm um preço estimado

 

Texto: Luís Cáceres Monteiro

 

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