Volvo assinala 55 anos do cinto de segurança de 3 pontos

A Volvo é conhecida, desde sempre, como uma marca onde as questões relacionadas com a segurança automóvel são uma prioridade.

A marca sueca tem sido responsável por dezenas de inovações como o cinto de segurança de 3 pontos.

Sabia que, este mês, a patente daquela que é por muitos considerada como a principal invenção em matéria de segurança automóvel comemora 55 anos?

De facto, foi em Julho de 1962, que o United States Patent Office atribuiu ao engenheiro sueco da Volvo, Nils Bohlin, a patente nº 3043625 pelo design do seu cinto de segurança de 3 pontos. Alguns anos mais tarde, a Volvo viria a oferecer esta patente a todos os construtores para que estes a pudessem utilizar nos seus automóveis.

A aprovação desta patente surgiu precisamente 3 anos após a sua introdução.

Em 1959, a Volvo tinha-se tornado no primeiro construtor do mundo a colocar, de série, o cinto de segurança de 3 pontos nos seus automóveis (Amazon e PV544).

Nessa mesma altura, Nils Bohlin solicitou a atribuição da patente.

O design desta inovação tinha tanto de simples como de eficiente: A combinação de um cinto diagonal e de outro horizontal, que formavam um “V” e que estavam presos a um ponto de fixação baixo, colocado de forma lateral ao assento, capaz de assegurar que os cintos se mantinham na sua posição mesmo após um acidente.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *