Um Jaguar de garras bem afiadas

Os primeiros modelos do sedan desportivo Jaguar XE SV Project 8 começarão a ser entregues este verão.

O novo Jaguar de garras afiadas é um modelo All-Wheel Drive, alimentado por um motor 5.0 litros V8 a gasolina com 600 CV. A velocidade máxima, divulgada pela marca, é de 320 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3.7 segundos.

Está disponível em duas versões: com quatro lugares ou com a configuração mais leve Track Pack de dois lugares, que consegue melhorar a rigidez de torsão de 27% (o Track Pack é um modelo opcional e com um preço mais elevado).

O Project 8 conta com várias modificações na estrutura de alumínio: incluindo: para-choques em fibra de carbono com entradas de ar melhoradas, capot em fibra de carbono com entradas de ar, cavas das rodas alargadas para receber as jantes de alumínio forjado de 20 polegadas, repartidor frontal ajustável, carroçaria plana, para-choques traseiro em fibra de carbono com repartidor integrado, e asa traseira aerodinâmica ajustável.

A marca evoluiu a suspensão dianteira de braço duplo e a traseira de ligação integral do XE, melhorou as molas helicoidais duplas (ajustáveis em altura diminuindo em 15 mm a distância ao solo) e as juntas esféricas desportivas. Novidade é, também, a estreia do sistema de travagem de disco de carbono/cerâmica e os rolamentos de cerâmica de nitrato de sílica, inicialmente utilizados nos carros da Fórmula 1 ,e, agora, aplicados pela primeira vez num veículo de estrada, juntamente com um Electronic Active Differential (EAD) traseiro com arrefecedor de óleo – uma estreia no XE.

Para maximizar a tração, utiliza uma versão recalibrada do sistema Quickshift All-Wheel Drive de oito velocidades da Jaguar. Capaz de mudar de velocidade em 200 milissegundos.

Os travões em carbono/cerâmica contam com dois discos dianteiros de 400 mm com seis pistões e pinça deslizante, enquanto que os dois discos traseiros de 396 mm. O sistema Electronic Active Differential funciona em conjunto com o sistema Intelligent Driveline Dynamics para otimizar o binário disponibilizado a cada uma das rodas traseiras.

As jantes de liga de alumínio forjado e os pneus têm 20 polegadas na dianteira e na traseira. A marca apostou nos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.

Este é também o primeiro Jaguar equipado de série com o sistema Track Mode. Nas condições mais extremas, e no modo ‘Track’, o Project 8 fornece uma força descendente de 122 kg a 300 km/h.

O modo Track configura os controlos de condução e de estabilidade para circuito, otimizando o binário, a caixa de velocidades e a resposta de direção e programando os amortecedores para uma configuração mais agressiva.

O Project 8 encontra-se disponível em oito cores: Fuji White, Narvik Black e Caldera Red, mais cinco opções SV Design com cores e acabamentos da SV Premium Palette: Valencia Orange, Velocity Blue, Meribel White, Verbier Silver e Corris Grey. Os Project 8 equipados com o Track Pack distinguem-se pelo tejadilho em Gloss Black e pelas faixas duplas exteriores.

O lema “alto rendimento” continua no interior, com a utilização de fibra de carbono brilhante e Alcântara no volante desportivo do Project 8 Sports, painel de instrumentos e interior das portas.

A caixa de 8 velocidades Quickshift pode ser manobrada através das alavancas do volante ou da manete central.

O Project 8 tem um preço de venda a partir de 232.400 euros e é a segunda Edição de Colecionador Jaguar da Special Vehicles, depois do F-TYPE Project 7 de 2014. Disponível para entrega a partir do mês de agosto. Todos os modelos Project 8 serão montados à mão e apenas com volante à esquerda.

 

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