Toyota GT 86: Pura diversão


Os japoneses da Toyota sempre gostaram de fabricar desportivos originais, daqueles que deixam os europeus de olhos em bico. Há quem goste, há quem diga que o design é muito asiático, enfim, gostos não se discutem!. Quem não se recorda do pequeno MR2, o robusto Celica ou o Mega 2000 GT! O que é certo é que são automóveis que ficam na memória.

O Toyota GT 86 é um daqueles pequenos coupés desportivos que não deixa ninguém indiferente. Pode ter a certeza que não encontra um carro igual todos os dias nos semáforos. O caráter  dinâmico deste coupé é ousado. A dianteira de olhar rasgado, as jantes de 17 polegadas, uma traseira agressiva com um spoiler aerodinâmico e as duas ponteiras cromadas.

O interior do GT86 está focado no condutor. Os manómetros possuem um desenho atual e brilham de forma especial quando conduzimos durante a noite.

Se pretende um automóvel com as últimas novidades na área da conectividade, com ecrã táctil colorido, ligação eficaz ao telefone e carregamento wireless, tecto panorâmico e outros requintes de conforto, esqueça! Aqui o puro prazer de condução é o elemento fundamental.

Não é preciso comer um bife mas…

O “cantar” do motor boxer 2.0 litros a gasolina deixa antever um carro com alma. Primeira, segunda, terceira, o som rouco invade o habitáculo. Temos carro! A caixa de seis velocidade tem relações curtas e precisas. Não é preciso comer um bife para colocar as mudanças como alguns ‘muscle cars’ da terra do tio Sam mas…é melhor tomar o pequeno-almoço.

O Toyota permite-nos desfrutar do prazer de condução no seu estado mais puro; ao contrário de alguns carros de tração traseira onde o controlo de estabilidade está demasiado presente e as sensações de condução muito filtradas.

O GT86 gosta de ser provocado e responde com ligeiras atravessadelas. A direção é bastante direta, o centro de gravidade baixo, a aerodinâmica apurada. É importante referir que pesa 1.670 kg.

O motor Boxer 2.0 D-4S a gasolina debita 200 CV de potência. O binário é de 205 Newton Metros às 6.400. A caixa de seis velocidades automática está relativamente bem escalonada, nunca consegui fazer médias inferiores a 9,5 litros para percorrer 100 quilómetros. O depósito tem capacidade para 50 litros de combustível. Existe a opção de carregar no botão – Sport VSC – situado junto à caixa de velocidades. Neste caso, o GT 86 encoraja o condutor a usar o volante com habilidade e os travões na medida certa. O controlo de estabilidade desligado coloca-nos em sentido e mais atentos. O chassis do carro é equilibrado e afinado para os mais puristas. Faz lembrar os peões que fazia ao volante do Toyota Starlet 1.3 S de tração traseira do meu pai nos tempos de juventude rebelde,  só aceleração e volante.

Para desfrutar da paixão de conduzir este tipo de carros é preciso ter tino e saber exatamente o que pretendemos fazer com a devida antecedência. Calcular o espaço para realizar as manobras é fundamental. O GT86 gosta de um bom drift, é verdade, mas, atenção, temos de escolher a velocidade ideal e o local certo para “brincar” em segurança. Caso contrário, o Toyota “vira-se ao dono” e entramos em despesa. É precioso mãozinhas para lidar com este GT86. É possível colocar no modo #track# e desligar o controlo de estabilidade para momentos de pura adrenalina. Os valores oficiais indicam 7.6 segundos dos 0 aos 100 km/h para uma velocidade máxima de 226 km/h.

No interior, o equipamento de série é apenas o suficiente. O sistema Entry&Start é prático e funcional. Chave no bolso e ignição através de um botão. Não falta o cruise control, os pedais em alumínio e o ar condicionado com funções dual-Zone.

A habitabilidade é limitada. Não aconselho o transporte de quatro adultos caso a viagem seja longa. As bacquets dos lugares da frente são excelentes, em pele e alcantara no nível Sport. O GT oferece ar condicionado automático, fichas USB e AUX, rádio com seis colunas, leitor de CD, cruise control e ecrã TFT.

O Toyota GT86 que conduzimos e que vê nas imagens custa 46.676 euros.

Texto: Luís Cáceres Monteiro

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