As novidades do salão de Frankfurt 2017

 

As novidades marca a marca com atualização ao longo de todo o evento no Digital Motores.

O Salão do Automóvel de Frankfurt – Internationale Automobil-Ausstellung (IAA), é um dos maiores acontecimentos da indústria a nível mundial. Os dois primeiros dias são exclusivos para os profissioniais do setor automóvel e para a imprensa especializada.

Após os dois dias de imprensa (12 e 13 Setembro), o IAA 2017 terá dois dias reservados a profissionais (14 e 15), para depois, entre os dias 16 e 24 abrir as suas portas ao público.

Audi

A nova era digital está aqui. As ferramentas de realidade virtual permitirão que os Clientes configurem o automóvel dos seus sonhos de forma interativa. A Audi planeia aperfeiçoar o conceito de mobilidade individual com soluções premium “on demand” a serem lançadas em 15 mercados até 2020. Uma nova plataforma digital fornecerá aos condutores e passageiros informações, entretenimento e valor acrescido. No caso do novo Audi A8 destacamos a myAudi App que é a base do serviço de mobilidade da marca alemã em 15 mercados a partir de 2020. O próximo ano promete ser repleto de novidades, a produção do Q8, que substituirá o Q7, será feita na fábrica do Grupo Volkswagen, em Bratislava, na Eslováquia, depois, em 2019, chega o Q4. A Audi conta aumentar a sua gama SUV/Crossover dos quatro modelos atuais para um total de sete.

 

BMW

A marca germânica prepara-se para revelar vários modelos ao longo dos próximos quatro anos. Serão pelo menos 28 novidades a chegar ao mercado até 2021. Entre renovações e estreias absolutas, a BMW irá lançar um SUV coupé – o X2 -, o Série 6 GT, o desportivo M2, com um motor ainda mais potente, o SUV topo de gama X7 e o Z5 (sucessor do Z4). São muitas e diferenciadas as propostas da marca de Munique. Um dos modelos mais aguardados é sem dúvida o novo M5.

Ford

A Ford coloca em destaque no seu expositor no salão o novo Mustang, o SUV EcoSport, Fiesta e a Tourneo Custom.

Os novos Mustang, EcoSport e Tourneo Custom vêm-se acompanhados pela nova pick-up Ranger Black Edition, variante limitada a apenas 2.500 exemplares, ali também exposta pela primeira vez.

Apostando na diversidade da sua gama de modelos para a Europa, a Ford mostra as novas versões do Fiesta, modelo com mais de 18 milhões de unidades produzidas para todo o mundo ao longo de quatro décadas, junto com o exclusivo Ford GT, modelo cuja produção está limitada a apenas 1.000 unidades ao longo de quatro anos de produção confirmada, ali expondo a edição especial ’67 Heritage, recentemente desvendada.

Hyundai

Em estreia para o público em geral, a Hyundai apresentou três novos modelos: o i30 N, o coupé i30 Fastback de cinco portas e Kauai. A construtor coreano recebeu no Salão Automóvel de Frankfurt 2017 o prémio de melhor marca do ano pela Automotive Brand Contest.

Jaguar e Land Rover

A Jaguar Land Rover apresentou o carro de corrida Jaguar I-PACE, que vai competir num conjunto de corridas monomarca e que complementam o campeonato mundial da Fórmula E da FIA.

O veículo elétrico de competição tem como base o Jaguar I-PACE. O  SUV totalmente elétrico será posto à venda no próximo ano .

A nova série Jaguar I-PACE eTROPHY fará parte do circuito de Fórmula E em 2018.

No Salão Automóvel de Frankfurt também foi presentado o novo Land Rover Discovery SVX. É o Land Rover de produção em série mais radical e potente, uma vez que foi aumentada a distância ao chão, inclui um sistema Terrain Response especialmente adaptado às condições todo-o-terreno mais desafiantes e está equipado com um motor a gasolina V8 5.0 sobrealimentado. A divisão Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover será a responsável pela produção manual do SVX, que será colocado à venda em 2018.

Land Rover Discovery SVX

Foram seis os veículos da Jaguar Land Rover que fizeram a sua estreia no salão automóvel de Frankfurt: o Land Rover Discovery SVX; o SUV compacto E-PACE, o Jaguar XE Project 8 com 600 CV, o Jaguar XJR575, a versão mais rápida até à data da emblemática berlina XJ, o carro de corrida elétrico I-PACE e o Jaguar XF Sportbrake.

Lexus

A Lexus escolheu Frankfurt para efetuar a estreia europeia do novo SUV NX e do renovado modelo compacto CT.

A Lexus apresentou o primeiro híbrido compacto para o mercado de automóveis de luxo com a estreia do CT 200h no Salão de Genebra em 2010. Com esta última atualização, o modelo foi alvo de mudanças estéticas para acentuar os seu estilo mais desportivo, bem como um habitáculo mais requintado e novos equipamentos.

No caso do NX a primeira geração surgiu em 2014. Para além do novo SUV e do renovado CT, os outros destaques Lexus no Salão Internacional de Frankfurt serão o novo topo de gama LS e o coupé de luxo LC.

A Lexus também apresenta no certame alemão as suas recentes colaborações no mundo da moda, cinema e design. Irá marcar presença no espaço da marca a nave futurista SKYJET apresentado no épico filme de ficção científica de Luc Besson – Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, que estreou este verão em salas de
cinema em todo o mundo. A Lexus trabalhou com a equipa criativa do filme na criação de uma nave espacial monolugar do futuro que desempenha um papel central nas sequências de ação do filme.

Honda

No Salão do Automóvel de Frankfurt a Honda revela uma atualização bastante completa do Jazz. A intenção da marca é alinhar o design do famoso citadino com o dos restantes modelos marca, incorporando um novo farol e nova grelha exterior.

O motor a gasolina de 130 CV estará disponível numa nova versão designada Dynamic que também inclui faróis de LED, faróis de nevoeiro à frente, spoilers laterais, spoiler para a porta da bagageira, jantes de liga leve 16 polegadas em preto brilhante e pneus 185/55R16. O novo Jazz mantém 354 litros de espaço na bagageira (configuráveis até 897 litros com os bancos traseiros rebatidos). Os “Bancos Mágicos da Honda”, com divisão 60:40, permitem diversas configurações de carga, com um comprimento máximo de carga de 2,48m e altura de carga máxima de 1,28m.

A Honda confirmou que a tecnologia elétrica passará a estar presente em todos os novos modelos lançados na Europa. O anúncio foi feito pelo Presidente e CEO da Honda Motor Co., Takahiro Hachigo, durante o seu discurso na conferência de imprensa no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017.

Hachigo-san assumiu o compromisso ao revelar o novo veículo elétrico da Honda, o Urban EV Concept. “Esta não é uma visão do futuro a longo prazo; uma versão de produção deste carro estará aqui na Europa já em 2019”, acrescentou, confirmando que o conceito se tornará uma realidade dentro de dois anos.

Renault

No Salão de Frankfurt, a Renault revelou uma casa e um concept-car em modos estático e dinâmico. Num primeiro cenário, o SYMBIOZ entra na casa, transformando-se em mais uma divisão, modular, sob a forma de um espaço útil, móvel e conectado, estacionado no interior e, depois, no exterior da estrutura física.

O SYMBIOZ materializa a visão dos veículos autónomos, elétricos e conectados num futuro que permitirá aos automóveis interagir com a casa e a cidade, mas também os outros automóveis e as infraestruturas conectadas.

O concept-car Renault SYMBIOZ é impulsionado por motores 100% elétricos que se inserem na estratégia Z.E. (Zero Emissões) da Marca. Um veículo de demonstração, elétrico, autónomo e conectado, que trará para a realidade numerosos elementos do SYMBIOZ, estará disponível para ensaios no final do ano.

Este veículo de demonstração integrará a visão, a médio prazo, da marca e antecipará a tecnologia Renault que os clientes poderão encontrar nos seus automóveis num futuro próximo.

Mercedes

No total, a divisão de automóveis da Mercedes-Benz vai exibir cerca de 100 veículos.

O Mercedes-AMG Project ONE apresenta um estudo de um “hipercarro” da Marca. A versão de produção deste protótipo será o primeiro automóvel do mundo a estar equipado com uma motorização com tecnologia híbrida proveniente da Formula 1. Com o novo smart showcar de motorização elétrica, a Marca desvenda, em estreia mundial, um ensaio da mais recente divisão de produtos e tecnologias, a EQ. Este é o primeiro modelo a encarnar os quatro pilares da estratégia CASEda empresa: “Connected”, “Autonomous”, “Shared” e “Electric” (Ligado, Autónomo, Partilhado e Elétrico).

Uma outra estreia mundial da Mercedes-Benz será o primeiro protótipo EQA totalmente eletrificado para o segmento de veículos compactos. Com a sua sub-marca “EQ”, a Mercedes-Benz pretende disponibilizar soluções de mobilidade elétrica aos clientes.

Este evento vai ser também o palco de estreia absoluta para um modelo híbrido a células de combustível. O Mercedes-Benz GLC F CELL EQ Power permite combinar as vantagens práticas de um veículo de motorização convencional, tais como a autonomia (cerca de 500 km em ciclo de condução standard) e os tempos de reabastecimento reduzidos proporcionados pelo motor a hidrogénio, em conjunto com uma condução local de emissões zero. Ainda em estreia no Salão de Frankfurt teremos as variantes Coupé e Cabriolet do novo e revisto Classe S, nas versões de série e AMG.

O modelo de entrada da Mercedes-Benz no domínio das pick-up, o Classe X também vai ser apresentado no Salão de Frankfurt.

A Mercedes-Benz vai também lançar uma nova plataforma de serviço digital para os conteúdos multimédia no Salão de Frankfurt. Esta plataforma Mercedes me media é um novo serviço online que permite transmitir e expandir pela primeira vez eventos ao vivo, tais como estreias mundiais e conferências de imprensa, em diversos dias de experiências de comunicação mundiais.

Maserati

A Maserati apresenta o seu mais completo e recentemente renovado portfolio de produtos. Começando pelo novo Ghibli, que adotou uma nova estratégia de gama e conta com um importante restyling exterior, todos os modelos da Maserati foram profundamente atualizados, passando a incluir conteúdos adicionais.

O novo Ghibli, assim como o Levante MY18, estão agora disponíveis nos níveis de acabamento GranLusso e GranSport, anteriormente introduzidos na gama Quattroporte. O Ghibli e o Quattroporte passam a contar com faróis dianteiros integralmente por LED adaptativos, com máximos anti-reflexo, baseados em tecnologia Matrix no caso do Ghibli, e desenvolvidos em colaboração com a Magneti Marelli Automotive Lighting, e com tecnologia de formato em “L” no caso do Quattroporte.

As duas berlinas da Maserati estão equipadas com motores V6 de 3,0 litros a gasolina mais potentes, e com o novo sistema Integrated Vehicle Control (IVC), destinado a melhorar o desempenho dinâmico, desenvolvido pela Bosch em colaboração com a Maserati.

Os GranTurismo e GranCabrio MY18 receberam um restyling, ao mesmo tempo que contam com um interior evoluído, com uma interface para o condutor totalmente nova e um sistema de infoentretenimento de última geração.

 

Mazda

A Mazda tem exposta a totalidade da sua gama de modelos na 67ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA).

Entre as propostas expostas no stand da marca japonesa na Messe Frankfurt (Pavilhão 9, Stand B16) destacam-se o novo Mazda CX-5, modelo que em determinados mercados é comercializado com a versão mais recente do bloco SKYACTIV-G 2.5.

Ao lado do novo CX-5 surgem o Mazda CX-3, SUV do segmento B, o Mazda2, o familiar compacto Mazda3, o Mazda6 e, o roadster Mazda MX-5, que nesta geração “ND” está disponível nas variantes soft-top e Retractable Fastback (RF).

Smart

O protótipo smart vision EQ fortwo de motorização elétrica demonstra como a condução autónoma pode tornar o car sharing do futuro ainda mais conveniente, simples e economicamente eficiente.

Graças ao conceito de “swarm intelligence” (inteligência coletiva) e à condução autónoma. O smart vision EQ fortwo vem anunciar uma nova era na partilha de automóveis: os utilizadores já não têm de procurar o carro seguinte que esteja disponível – o veículo dirige-se aos passageiros e recolhe-os diretamente nas suas localizações escolhidas. E, graças a este conceito e à previsibilidade resultante da procura, o veículo provavelmente não vai estar longe de onde é preciso, tornando as diligências de hoje, necessárias para recolher um “carro alugado”, uma coisa do passado.

Os veículos interligados estão sempre na estrada. A utilização aumenta e, ao mesmo tempo, a quantidade de tráfego e o número de espaços de estacionamento necessários nas áreas urbanas diminui.

Para “chamar um smart vision EQ fortwo basta usar um dispositivo móvel de comunicações.

Está prevista a produção de mais de dez novos automóveis elétricos pela divisão automóvel da Mercedes-Benz até ao ano de 2022, desde o pequeno smart ao grande SUV.

Seat

A Seat apresentou os seus últimos produtos no evento Volkswagen Group’s Evening na noite anterior à abertura oficial do Salão Automóvel Internacional de Frankfurt 2017.

O novo Arona e Leon CUPRA R, bem como o Alexa, o novo serviço digital ativado por voz, foram os protagonistas.

O Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen AG, Matthias Müller, foi o mestre de cerimónias, apresentando todos os novos modelos à imprensa mundial convidada para vislumbrar as novidades do Grupo Volkswagen.

Os novos Arona, Leon CUPRA R e o Amazon Alexa subiram ao palco central no primeiro dia de imprensa do IAA, em Frankfurt. O presidente da marca, Luca de Meo, assumirá falou na conferência de imprensa no stand da Seat o novo Arona, do Leon CUPRA R, do Amazon Alexa e da lista final de nomes para o futuro SUV de grandes dimensões. 

Skoda

No Salão de Frankfurt, a Skoda está a apresentar o seu primeiro concept car totalmente elétrico. O VISION E oferece uma condução autónoma de nível 3.

Com o novo concept-car o fabricante de automóveis checo antecipa o futuro da mobilidade totalmente elétrica e um futuro de emissões zero, além de que apresenta também formas de condução automáticas e autónomas que podem ser concretizadas em breve. Outras alternativas que visam diminuir a intervenção do condutor na condução estão a ser desenvolvidas com base nos sistemas de assistência já disponíveis nos atuais modelos de série.

Marcas como a Alfa Romeo, Infiniti, Peugeot, Nissan, Volvo, Jeep, Fiat e a Mitsubishi optaram por não marcar presença na 67ª edição do salão internacional do automóvel de Frankfurt.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *