Suzuki Swift candidato ao Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2018

O Suzuki Swift vendeu 5 milhões e 400 mil unidades em todo o mundo de 2005 até 2016.

A quarta geração está à venda desde maio deste ano. O novo modelo do segmento B da marca nipónica traz consigo novidades estéticas, mais tecnologia a pensar na segurança e, de acordo com os comunicados da Suzuki, mais conforto. Curioso é o facto de o fabricante japonês ter decidido que os carros produzidos a pensar no mercado europeu seriam 40 milímetros (mm) mais largos em relação ao Swift construído para o mercado japonês. As novas dimensões da plataforma permitem um aumento da capacidade da bagageira em 54 litros face à atual geração, oferecendo um volume de 265 litros que se podem ampliar até aos 579 litros, em caso de rebatimento dos bancos traseiros.

A quarta geração disponibiliza sete cores de carroçaria, com quatro combinações bitone e duas motorizações a gasolina: o 1.2 Dualjet de 90 CV e o 1.0 Boosterjet Turbo de 111 CV. A carroçaria é mais leve 120 kg. O sistema SHVS – que encontramos na unidade de ensaio a concurso – pode ser combinado, pela primeira vez, com o motor BOOSTERJET. Este sistema funciona de idêntico modo que em outros modelos que incorporam o sistema híbrido: em situações que requerem um maior consumo de combustível, como o arrancar e acelerar, o SHVS ajuda a reduzir o consumo de combustível ao proporcionar suporte do motor elétrico ISG (Integrated Starter Generator) utilizando a eletricidade gerada através da travagem regenerativa.

A gama dispõe de dois níveis de equipamento. Na versão de acesso, GLE, destaque para o computador de bordo, bancos dianteiros aquecidos, câmara de visão traseira ou o écran tátil. A versão GLX acresce faróis de LED, sistema de navegação, controlo de velocidade adaptativo com limitador, climatizador automático e arranque sem chave.

Suzuki Swift 1.0 T GLX SHVS (111 CV) – 16.265 euros

A não perder: Apresentação: O regresso do Suzuki Swift

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *