Porsche revela 911 GT3 RS e Mission E Cross Turismo em Genebra

O construtor de automóveis desportivos de Zuffenhausen celebra o seu 70º aniversário com um conjunto de atividades. O primeiro automóvel desportivo com o nome Porsche foi registado no dia 8 de junho de 1948 – o 356 “No.1” Roadster. Foi neste dia que a marca Porsche nasceu.

Na Alemanha, as celebrações começam com a exibição “70 years of the Porsche sports car”, em Berlim, a partir de 20 de março até 31 de maio, no Volkswagen Group Forum “DRIVE”.

No 88º Salão Automóvel Internacional de Genebra o construtor de automóveis desportivos de Estugarda desvendou o novo 911 GT3 RS. Desenvolve 383 kW (520 CV) a partir de um motor com quatro litros de capacidade.

O Porsche Museum, em Estugarda, terá a sua própria celebração com uma exibição especial a partir de 9 de junho. No mesmo dia, a Porsche convida os fãs de automóveis desportivos para o seu “Sports Car Together Day”, a realizar-se por todo o Mundo. Nos dias 16 e 17 de junho, o construtor de automóveis desportivos, recebe funcionários e entusiastas para uma celebração pública em torno do Porsche Museum.

O aniversário será também comemorado no “Festival of Speed”, em Goodwood, no Reino Unido, entre 12 e 15 de junho, assim como na “Rennsport Reunion”, na Califórnia, entre 27 e 30 de setembro. As festividades do jubileu terminarão com a “Porsche Sound Night”, dia 13 de outubro.

 

A Porsche escolheu o evento helvético para dar a conhecer igualmente ao mundo o Mission E Cross Turismo, um concept Cross-Utility Vehicle (CUV) elétrico. Aponta a pessoas com um estilo de vida ativo. Graças à sua tração integral, qualquer estância de ski pode ser alcançada com mais facilidade, enquanto o interior dispõe de espaço para a acomodação de equipamento desportivo enquanto os sistemas de fixação tornam mais fácil o transporte pranchas de surf ou da Porsche e-bike.

O concept de 4,95 metros de comprimento, tração integral e arquitetura de 800 volts está preparado para a rede de carregamento rápido, podendo também ser carregado por indução, por uma estação de carregamento ou através do Porsche Home Energy Management System.

O Mission E Cross Turismo preparado para a estrada é a continuação do estudo Mission E, que a Porsche apresentou no Salão Automóvel de Frankfurt (IAA), em 2015, e usa elementos próximos da produção em série.

O interior recria os clássicos elementos Porsche e leva-nos até à era digital. Um dos destaques do Mission E Cross Turismo é o novo ecrã e o seu conceito de controlo. Operação intuitiva e informação como o head-up display, posicionado no campo de visão do condutor para não o distrair.

As opções mais importantes de visualização e controlo incluem:

  • Ecrã do condutor com eye tracking: o painel de instrumentos apresenta três mostradores virtuais e circulares. Estes estão associados às categorias do Porsche Connect, Performance, Condução, Energia e Sport Chrono. Utilizando uma câmara no espelho retrovisor interior, o sistema eye-tracking reconhece para qual instrumento o condutor está a olhar. O ecrã no qual o condutor está interessado move-se para o primeiro plano, enquanto os outros passam para o fundo, resultando num afastamento da visão em relação a estes últimos. Os ecrãs são controlados através dos comandos smart-touch, colocados no volante.

 

Ecrã do passageiro: este ecrã prolonga-se por toda a largura do lado do passageiro, que pode operar várias apps através do sistema eye tracking ou da tecnologia tátil, permitindo o acesso a funções de multimédia, navegação, climatização e contactos.

Pequenos ecrãs táteis: estes ecrãs estão situados nos módulos multifuncionais de controlo das janelas (para ajuste e controlo das funções de conforto dos bancos), assim como nas saídas de ar, colocadas à esquerda e à direita do tablier. Deslizando para a esquerda ou direita nestes ecrãs, pode ajustar a força da ventilação, por exemplo.

 

Transmissão: E-performance desportiva graças aos mais de 600 CV

Dois motores síncronos permanentemente ativos (PSM) com uma potência combinada superior a 440 kW (600 CV) levam o Mission E Cross Turismo até aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até aos 200 km/h em menos de 12 segundos. A potência está garantida graças à tração integral com Porsche Torque Vectoring, que distribui automaticamente o binário pelas quatro rodas.

O chassis: suspensão pneumática adaptativa

A direção às quatro rodas contribui para a agilidade e estabilidade deste veículo, enquanto a suspensão pneumática adaptativa oferece um aumento da altura ao solo até 50 milímetros. O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) é outra caraterística disponível a bordo. Este sistema oferece estabilização ativa, prevenindo a inclinação lateral em curva. Reduz também a instabilidade lateral em terrenos irregulares.

A arquitetura de 800 volts no veículo garante que a bateria de iões de lítio é carregada para uma autonomia de 400 quilómetros (de acordo com o ciclo NEDC) em cerca de 15 minutos. O concept permite carregamento flexível, tanto em movimento como em casa, e é compatível com a rede de carregamento rápido que está a ser estabelecida nas estradas europeias como parte da joint venture, IONITY.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *