Peugeot 508: Mudança de paradigma

A Peugeot deu a conhecer a segunda geração da sua proposta de topo, o 508. São 35.300€ que nos separam da versão de entrada de um modelo que, do exterior ao interior, está diferente em todos os aspetos.

Em 2011 a Peugeot lançou o 508. Sete anos depois a marca coloca no mercado a segunda geração. A Portugal chega em novembro. Entre motores diesel e gasolina há propostas dos 130 cv aos 225 cv e vários níveis de equipamento, entre eles um exclusivo para empresas.

O Volante esteve na apresentação internacional à Imprensa, no Principado do Mónaco, e dá-lhe a conhecer todas as novidades do novo modelo.

Exterior 

O 508 está muito diferente do seu antepassado. Desde logo pelas novas dimensões: 4,75 m de comprimento (- 8 cm); 2,79 m de distância entre eixos (- 2,4 cm); 1,84 m de largura (+ 2 cm); 1,40 m de altura (- 6 cm). Alterações que o tornam esteticamente mais elegante e atraente, com linhas de carroçaria fluidas e de estilo coupé.

Para esta imagem apelativa há também vários pormenores a assumirem protagonismo: grelha dianteira com padrão quadriculado; luzes diurnas LED em posição vertical; designação 508 no extremo do capot, a recuperar a herança dos modelos 504 e 504 coupé; portas sem moldura; faróis traseiros full LED tridimensionais com formato de garras, incorporados numa faixa horizontal em preto brilhante; jantes de 16” a 19”. Um conjunto de características que o fazem dar nas vistas e suscitar olhares exteriores. 

Interior 

No habitáculo os materiais transmitem sensações de bem estar e qualidade, ambiente no qual sobressai de imediato o Peugeot i-Cockpit, que é já uma referência da marca. No caso, o 508 conta com a mais recente geração deste sistema, pautada, além do volante compacto, por um ecrã tátil HD de 10” e por um painel de instrumentos digital de alta resolução de 12,3”. Este último conta com seis modos de visualização diferentes, facilmente selecionáveis através do volante multifunções.

Sob o ecrã tátil, no centro da consola central, surgem as características teclas piano, através das quais é possível aceder diretamente às seguintes funcionalidades: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone, aplicações móveis e i-Cockpit Amplify (este um opcional).

O i-Cockpit Amplify tem duas opções: Boost e Relax. Quando selecionadas alteram a cor e a intensidade das luzes nos ecrãs, parâmetros de sonoridade e ativam o sistema de massagens integrado nos bancos.

Em termos de conectividade e infoentretenimento, o 508 incorpora os sistemas MirrorLink, Android Auto e Apple Carplay. Há ainda reconhecimento de voz (via smartphone) e carregamento do smartphones por indução. O desenvolvimento do sistema de som ficou a cargo da FOCAL (de série na versão GT).

Os espaços de arrumação no habitáculo perfazem um máximo de 32l. A bagageira, de 487l, chega até aos 1537l com os bancos rebatidos (proporção 60:40)

Componentes mecânicos

Há vários pontos a reter desta nova proposta da marca do leão. A começar pela nova plataforma, EMP2, que favoreceu a redução de peso. Em média, mediante as versões, são menos 70 kg que a geração anterior.

A direção foi alvo de reparos, para um melhor compromisso com a estrada, seja a velocidades mais baixas ou elevadas. A marca anuncia também o melhor raio de viragem do segmento com 10,80 m entre passeios.

Uma vez ao volante há três modos de condução: Eco, Normal e Sport. As versões mais evoluídas, no caso, as GT, surgem com outra novidade, uma suspensão de amortecimento variável e pilotado, a qual oferece o modo Confort, um passo acima em matéria de comodidade em todas as viagens. Comum a todas as versões é a suspensão traseira, que passou a ser independente multi-braços.

Todos os modelos surgem com caixa automática de 8 velocidades, EAT8, à exceção da versão de entrada, que disponibiliza também uma caixa manual de 6 relações. 

Sistemas de assistência à condução

Neste particular o grande destaque da Peugeot vai para o sistema night vision, uma aposta inédita no segmento, segundo a marca. Este conta com um sistema de infravermelhos que deteta e avisa o condutor de movimento, de pessoas ou animais, até 250 metros para além do alcance dos máximos, reproduzindo o resultado no painel de instrumentos, de forma a facilitar a sua consulta pelo condutor. Funciona não só à noite, como em situações de visibilidade reduzida.

Entre os destaques surgem também o Visiopark 2 (visão a 360°)  e a mais recente geração do Full Park Assist, que nos modelos com caixa EAT8 tem função perimétrica Flankguard. Este sistema permite ao 508 sair ou entrar no estacionamento sem intervenção humana, já que gere autonomamente a direção, acelerador e travões.

A par dos referidos, há que contar também com: travagem automática de emergência (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e alerta de risco de colisão; alerta ativo de transposição involuntária da faixa; alerta de atenção do condutor por câmara; assistente automático de máximos; reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação; reconhecimento alargado de sinais de trânsito (Stop, sentido proibido); cruise control adaptativo com função Stop & Go (com caixa automática EAT8); ajuda à manutenção da posição na via de circulação (associado ao ACC Stop & Go); sistema ativo de vigilância do ângulo morto. 

Motorizações e versões disponíveis 

O Peugeot 508 surge com propostas a gasolina e diesel. No primeiro caso, o protagonismo é assumido pelo bloco 1.6 PureTech, disponível com 180cv e 225cv. A diesel o motor 1.5 BlueHDI representa a proposta de entrada, com uma potência de 130 cv, com o 2.0 BlueHDI a oferecer dois níveis de potência, 160cv e 180cv.

Para a generalidade do público há quatro níveis de equipamento: Active, Allure, GT Line e GT. Mas, dada a importância de um modelo do segmento D, como é o caso do 508, para o setor empresarial, a marca resolveu criar uma linha de equipamento exclusiva para empresas, a Business Line. De série inclui: jantes de liga leve de 16” (17”  com o motor 2.0 BlueHDi de 160cv); roda suplente; ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro; navegação conectada 3D com sistema de chamada de emergência eCall; sensor de luz e chuva;  Pack Safety Plus – Pack Safety; assistente automático de máximos; reconhecimento dos painéis de velocidade e preconização; sistema ativo de vigilância do ângulo morto; sistema de alerta de fadiga por análise de trajetória.

Preços Peugeot 508*

Gasolina 

Business Line

1.6 PureTech (180cv) – 39.700€

 

Allure

1.6 PureTech (180cv) – 41.700€

 

GT Line

1.6 PureTech (180cv) – 44.500€

 

GT

1.6 PureTech (225cv) – 49.200€

 

Gasóleo

 

Active

1.5 BlueHDI (130cv CVM6 e EAT8) – 35.300€ / 37.300€

2.0 BlueHDI (160cv) – 41.700€

 

Business Line

1.5 BlueHDI (130cv CVM6 e EAT8) – 36.100€ / 38.100€

2.0 BlueHDI (160cv) – 42.500€

 

Allure

1.5 BlueHDI (130cv CVM6 e EAT8) – 38.100€ / 40.100€

2.0 BlueHDI (160cv) – 44.500€

 

GT Line

1.5 BlueHDI (130cv CVM6 e EAT8) – 40.900€ / 42.900€

2.0 BlueHDI (160cv) – 47.300€

2.0 BlueHDI (180cv) – 48.300€

 

GT

2.0 BlueHDI (180cv) – 51.800€

 

*Todas as motorizações vêm alocadas a uma caixa automática de 8 velocidades (EAT8), exceção feita à proposta de entrada, 1.5 BlueHDI, que tem também a opção de caixa manual de 6 relações

 

Texto: André Duarte

andreduarte.vt@gmail.com

 

 

 

 

 

 

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