Tudo sobre os novos Classe S Coupé e S Cabriolet

 

As versões coupé e cabriolet preparam-se para receber as mesmas inovações que foram introduzidas no Classe S limo. A saber, novos sistemas de assistência à condução aperfeiçoados ao nível funcional, cockpit panorâmico, uma nova geração de volantes, controlo de conforto Energizing e atualizações importantes no sistema de informação e entretenimento.

A linha de equipamento AMG também é caracterizada por um visual mais dinâmico dos novos para-choques dianteiro e traseiro. As entradas de ar dianteiras, tridimensionais e de grandes dimensões, os farolins traseiros OLED estão disponíveis como equipamento de série.

Os dois novos modelos de jantes permitem personalizar o veículo em conjunto com a linha de equipamento AMG. Estão disponíveis jantes de 20. AMG de 10 raios pintadas cinzento titânio (opcionais em combinação com a AMG) ou pintadas em preto (opcionais em combinação com a AMG Plus).

Habitáculo equipado com cockpit panorâmico e uma nova geração de volantes

O interior dos novos Classe S é caracterizado pelos ecrãs de alta resolução, cada um com uma largura diagonal de 12.3 polegadas. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao Cockpit Panorâmico. Como elemento central realçam a orientação horizontal do design interior.

Tal como o painel de instrumentos, este Cockpit Panorâmico contém um ecrã de grandes dimensões com instrumentos virtuais no campo de visão direto do condutor (head-up display) e ainda um ecrã central acima da consola central.

O cockpit digital oferece três estilos de design, os quais incluem o estilo “Classic“, o “Sporty” e o “Progressive“. Em função das preferências pessoais ou para corresponder ao interior selecionado, os estilos podem ser alterados a partir do painel de instrumentos e do ecrã central. Além da informação como o conta-quilómetros parcial ou o consumo de combustível, o condutor também poderá visualizar os dados da navegação ou o indicador ECO no painel de instrumentos.

Ambos os modelos estão equipados com botões Touch Control no volante. Estes respondem aos movimentos dos dedos tal como um ecrã de um smartphone. Permitem ao condutor controlar as funções do painel de instrumentos e do sistema de informação e entretenimento sem retirar as suas mãos do volante. Outra característica corresponde ao comando do DISTRONIC e do controlo da velocidade de cruzeiro que poderá ser realizado através dos controlos equipados no volante.

O sistema de informação e entretenimento também pode ser comandado através do touchpad com o painel de controlo na consola central e pelo controlo por voz LINGUATRONIC. Pela primeira vez o controlo por voz foi ampliado para incluir várias funções do veículo. Agora os comandos de voz também podem ser utilizados para controlar o ar condicionado, o aquecimento/ventilação do banco, a iluminação interior (iluminação ambiente, as luzes de leitura, a iluminação no compartimento traseiro), a fragrância/ionização, a função de massagem do banco e o Head-up Display. Em função da versão do idioma e do equipamento do veículo, estão agora disponíveis até 450 comandos individuais de voz.

A última geração do COMAND Online oferece navegação 3D por disco rígido com indicação de mapas topográficos, imagens e edifícios em 3D e rotações de mapas também em 3D. No mapa de navegação é indicada informação de trânsito em tempo real, é possível incluir as mensagens de aviso da Car-to-X, a informação de meteorologia, os postos de abastecimento e os parques de estacionamento.

O “Concierge Service” disponibiliza serviços personalizados aos clientes do Mercedes me connect, como por exemplo, reservas de restaurantes, sugestões de itinerários turísticos, obtenção de informação sobre eventos culturais ou desportivos e envio de destinos de navegação diretamente para o veículo.

O controlo de conforto ENERGIZING (opcional) liga vários sistemas de conforto do veículo. São utilizadas sistematicamente as funções do sistema de controlo da climatização (incluindo a fragrância), dos bancos (aquecimento, ventilação e massagem),  a iluminação e o sistema de áudio, o que permite configurar as condições de conforto do veículo em função do estado anímico e das necessidades do cliente.

 

Novos sistemas de assistência à condução com funções alargadas

Os modelos Classe S Coupé e Cabriolet dão um passo em frente rumo à condução autónoma com novos sistemas de assistência à condução Intelligent Drive.

O Active Distance Control Distronic e o Active Steering Assist fornecem agora uma assistência mais confortável ao condutor e permitem manter uma distância de segurança para os veículos em frente e manobrar a direção. A velocidade é agora ajustada automaticamente, por exemplo, antes das curvas, dos cruzamentos ou das rotundas (em função do país a que se destina o veículo, poderão ocorrer variações específicas no que diz respeito às funções individuais). Por exemplo, para esta finalidade, o Active Distance Control DISTRONIC utiliza agora os dados dos mapas e da navegação com maior frequência comparativamente ao modelo anterior.

Suspensão com auxílio de câmara

Em 2014 no Classe S Coupé, a opcional suspensão Magic Body Control com função de inclinação em curva foi uma inovação num veículo de produção em série. A carroçaria inclina para o lado interior da curva a um ângulo de até 2.65 graus para reduzir a força centrífuga exercida nos passageiros. O sistema reconhece as curvas com o auxílio de uma câmara instalada no lado interior do para-brisas e de um sensor de aceleração lateral instalado na suspensão. No novo Classe S Coupé, este controlo da suspensão foi aperfeiçoado: a nova câmara do sistema opera até uma velocidade de 180 km/h. O Classe S Cabriolet está equipado de série com a suspensão semi-ativa de apoio total AIRMATIC com controlo variável contínuo do amortecimento.

Novo motor V8 biturbo com desativação de cilindros

Os engenheiros da Daimler afirmam que o motor V8 biturbo no S 560 Coupé e no S 560 Cabriolet é um dos motores V8 a gasolina mais económicos do mundo e o seu consumo de combustível é até oito por cento inferior ao do seu antecessor. Para reduzir o consumo de combustível do novo V8 são desativados quatro cilindros em simultâneo em condições de carga parcial com o auxílio do sistema variador de fase das válvulas CAMTRONIC (apenas Coupé). Isto permite reduzir as perdas por compressão e melhorar a eficiência geral dos restantes quatro cilindros em operação através do deslocamento do ponto de operação para cargas mais elevadas. A instalação dos turbocompressores no interior do V entre os blocos de cilindros representa outra característica. O novo V8 produz uma potência de 345 kW (469 CV) e um binário máximo de 700 Nm.

O Coupé equipado com o motor V6 a gasolina e com uma potência máxima de 270 kW (367 CV) é agora designado de S 450. Uma nova função de circulação livre contribui para uma maior eficiência em condições reais de condução. Quando a situação de condução e o nível de carga da bateria permitirem, o motor de combustão é desacoplado da caixa de velocidades e opera ao ralenti, permitindo ao veículo circular em roda livre.

A caixa de velocidades automática 9G-TRONIC é outra nova característica do S 450. O escalonamento da caixa de velocidades com nove relações permite reduzir a rotação do motor.

Mercedes-AMG S 63 4MATIC+ Coupé e Cabriolet e S 65 Coupé e Cabriolet

A Mercedes-AMG atualizou os seus modelos Classe S Coupé e Cabriolet com um conjunto de soluções tecnológicas e um novo design.

O novo design da dianteira é dominado pela grelha do radiador Panamericana. Nos modelos S 63 4MATIC+ Coupé e Cabriolet, o motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros com turbocompressores duplos do tipo scroll e desativação de cilindros (Coupé) substitui o anterior V8 biturbo de 5.5 litros. Apesar da menor cilindrada, o novo motor produz uma potência de 450 kW (612 CV), exatamente 20 kW (27 CV) superior à do modelo antecessor.

A caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G também é uma nova característica no Coupé e no Cabriolet, tal como o sistema de tração integral variável AMG Performance 4MATIC+.

Seguindo a mesma linha de renovação aplicada ao novo motor de oito cilindros do Coupé e do Cabriolet, os modelos topo-de-gama S 65 Coupé e S 65 Cabriolet equipados com motor de doze cilindros foram atualizados ao nível do design com a grelha do radiador Panamericana. O motor AMG V12 biturbo de 6.0 litros mantém o seu nível de potência nos 463 kW (630 CV) e produz um binário máximo de 1000 Nm.

Os novos modelos AMG Classe S Coupé e Cabriolet são distinguidos pela dianteira graças à grelha do radiador AMG Panamericana: a entrada de ar em forma de V segue as linhas dos alojamentos dos faróis e está subdividida pelas lamelas verticais cromadas. O para-choques dianteiro relembra uma asa de um avião e é pintado na cor da carroçaria. Nas suas extremidades laterais encontram-se duas entradas de ar de grandes dimensões com contorno em preto.

As características marcantes dos modelos AMG Classe S incluem, as jantes de liga leve e de grandes dimensões, de 19” de série no S 63 4MATIC+ Coupé e no Cabriolet, e de 20” no S 65 Coupé e no Cabriolet.

As jantes forjadas nos modelos V12 Coupé e Cabriolet são caracterizadas por um design invulgar: cada um dos 16 raios cruza de uma forma especial para que os contornos reflitam a luz incidida para o centro da jante. Este efeito cria a sensação de que a jante é maior.

A traseira imponente do S 63 4MATIC+ e do S 65 é caracterizada por um para-choques traseiro aperfeiçoado com difusor e pelas duplas ponteiras do sistema de escape AMG específicas do modelo.

Interior do Classe S AMG  

Os bancos desportivos AMG com função de memória da posição e aquecimento oferecem ao condutor e ao passageiro dianteiro um maior apoio lateral. A pela nappa e as insígnias AMG nos encostos dos bancos dianteiros e traseiros criam uma atmosfera exclusiva a bordo. Os elementos especiais incluem a insígnia gravada no apoio de braços da consola central e o relógio analógico em design exclusivo da IWC, com forma tridimensional, ponteiros metálicos e aplicações metálicas genuínas no mostrador.

O volante Performance de três raios inclui patilhas das mudanças, um aro revestido com pele exclusiva perfurada na zona de apoio das mãos e um elemento metálico com logótipo AMG. E

Os ecrãs são mais uma característica da AMG: o ecrã a cores TFT wide-screen com 31.2 centímetros reproduz os instrumentos analógicos virtuais circulares que fornecem informação sobre a rotação do motor, velocidade do veículo e vários dados adicionais.

O condutor poderá escolher entre três estilos de instrumentos indicados no ecrã: “Classic“, “Sport” e “Progressive“. Adicionalmente, as funções no menu AMG foram ampliadas. Entre outras funções, poderá indicar a temperatura do óleo do motor e da caixa de velocidades, a aceleração lateral e longitudinal, a potência e o binário do motor, a pressão de sobrealimentação de ar, as temperaturas e as pressões dos pneus assim como a configuração atual do veículo.

Motor V8 biturbo de 4.0 litros 

O motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros equipado nos modelos S 63 4MATIC+ Cabriolet e Coupé é a referência do seu segmento no que às prestações diz respeito, com uma potência de 450 kW (612 CV). O binário máximo de 900 Nm representa também um novo registo. Está disponível numa ampla gama de rotação do motor entre as 2750 e as 4500 rpm e confere portanto uma sensação de equilíbrio superior.

O modelo acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.5 segundos e esta fulgurante aceleração apenas termina à velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente (com o pack AMG Drivers: 300 km/h).

O motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros está equipado com o sistema de dupla sobrealimentação, constituído por dois compressores localizados no interior do V entre os dois blocos de cilindros do motor.

 

 

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