Conheça o novo Kia Ceed

A Kia Motors revelou o novo Ceed, em antecipação da sua estreia mundial no Salão Automóvel Internacional de Genebra, no início de março. Agora na sua terceira geração, este modelo – projetado, desenhado, desenvolvido e construído na Europa – reforça a presença da Kia no segmento C europeu.

À semelhança dos seus antecessores, esta nova geração foi desenhada, desenvolvida e concebida em Frankfurt pelas equipas europeias de Design, de Desenvolvimento de Produto e de R&D da Kia. Será produzida na unidade fabril da marca em Žilina, Eslováquia, juntamente com o Kia Sportage e o Kia Venga.

Desde o início da produção da primeira geração do cee’d, em dezembro de 2006, na então nova fábrica da Kia na Eslováquia, foram construídas mais de 1,28 milhões de unidades.

Assente na nova plataforma “K2” da Kia, o novo Ceed é 20 mm mais largo (1800 mm) e 23 mm mais baixo (1447 mm) do que o modelo que vem substituir. A sua distância entre eixos mantém os mesmos 2650 mm, mas o overhang dianteiro foi encurtado em 20 mm (para 880 mm) e o overhang posterior foi aumentado em 20 mm (tendo agora 780 mm).

A nova plataforma permitiu a criação de uma bagageira maior (agora com 395 litros), bem como um maior espaço ao nível dos ombros para os passageiros de trás e ao nível da cabeça na primeira fila de bancos, para além de uma posição de condução mais baixa.

O novo Ceed fará a sua estreia ao público no Salão Automóvel de Genebra, em março, onde será desvendado também um segundo tipo de carroçaria. O hatchback de cinco portas começará a ser produzido em maio e as vendas, que ocorrerão exclusivamente na Europa, serão iniciadas no início do 3º trimestre.

 

Motores da nova gama Ceed

Nas opções a gasolina, surge uma versão atualizada do motor T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) de 1,0 litros da Kia, que debita 120 CV, bem como o novo T-GDi de 1,4 litros. Substituindo o anterior motor GDI de 1,6 litros, o T-GDi de 1,4 litros “Kappa” produz 140 CV, 4% mais do que o seu antecessor, apesar da redução da cilindrada. Ainda na escolha a gasolina, também estará disponível um motor de 100 CV e 1,4 litros MPi (injeção multiponto).

A gama de motorizações contará igualmente com o motor diesel CRDi (injeção direta common rail) de 1,6 litros utiliza a tecnologia de controlo ativo de emissões Selective Catalytic Reduction (SCR) para reduzir as emissões. Disponível com dois níveis de potência (115 e 136 CV), este novo diesel de 1,6 litros produz 280 Nm de binário.

O habitáculo possui um conjunto de novas tecnologias, que pretendem aumentar o conforto e a versatilidade oferecidos aos ocupantes. O sistema de infotainment “destacado” está disponível com um sistema de áudio com ecrã tátil de 5,0 ou 7,0 polegadas, ou com um sistema de navegação de ecrã tátil de 8,0 polegadas, para o qual os clientes poderão especificar um sistema de som da JBL, com tecnologia Clari-Fi. Nas tecnologias de série incluem-se a integração de smartphones via Bluetooth, bem como luzes automáticas e acesso sem chave.

Um sistema de Seleção do Modo de Condução permitirá aos condutores personalizarem a sua experiência, com os modos Normal e Sport. Um para-brisas aquecido opcional, aquecem o vidro, torna as condições no interior do novo Ceed mais agradáveis nos meses mais frios. Sendo a primeira vez que é utilizada num Kia, esta tecnologia descongela geada ou gelo e desembacia o para-brisas através de um simples toque num botão. Estão também disponíveis um carregador de smartphones sem fios, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e bancos traseiros aquecidos.

Uma estreia em qualquer modelo da Kia na Europa é a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, uma tecnologia de condução autónoma de “nível 2” que localiza os veículos que circulam à frente do Ceed no trânsito e identifica os espaços adequados nas outras faixas que este pode ocupar em segurança para percorrer maiores distâncias em engarrafamentos. Deteta também as marcações no piso para manter o Ceed na sua faixa nas autoestradas, controlando ainda a aceleração, a travagem e a direção de acordo com a fila de veículos à frente. Este sistema utiliza sensores externos para manter uma distância segura para o veículo à frente, funcionando a velocidades entre os 0 e os 130 km/h.

Nas tecnologias disponíveis adicionais incluem-se o Cruise Control Inteligente com Stop & Go, Sensor do Ângulo Morto, Alerta de Perigo de Colisão à Retaguarda, Sistema Inteligente de Auxílio ao Estacionamento e reconhecimento de peões com avisos táteis no volante para o sistema de Assistência à Prevenção de Colisões Frontais.

Todas as versões do novo Ceed estão equipadas de série com a Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) da Kia, que garante a estabilidade na travagem e em curva através da atuação do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) caso detete uma perda de tração.

O novo Kia Ceed começará a ser produzido no 2º trimestre de 2018 na fábrica da Kia em Žilina, Eslováquia. Com o início da sua comercialização marcado para o início do 3º trimestre de 2018, este modelo irá usufruir da garantia de 7 anos ou 150 000 km de série.

A apresentação Internacional do novo Kia Ceed realizou-se em Munique, na Alemanha.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *