Nada é comparável a conduzir um bom desportivo!

Os investigadores do Centro de Pesquisa e Inovação Ford em Aachen (Alemanha) estão a estudar formas de os veículos entenderem e responderem melhor aos níveis de emotividade dos condutores.

Integrando o projecto ADAS&ME , financiado pela União Europeia (UE), os especialistas da Ford estão a desenvolver pesquisas na possibilidade de, um dia, ser possível aos sistemas de bordo de um veículo entender as nossas emoções ou estado emotivo, bem como os níveis de stress, distracção e fadiga, desencadeando alertas e avisos ou mesmo assumindo o controlo da viatura em situações de emergência.

Trabalhando em conjunto com neurocientistas e designers, a Ford desenvolveu a pesquisa com base num protótipo único e exclusivo, o Ford Performance Buzz Car, nada menos do que um Ford Focus RS altamente personalizado, dotado de tecnologias inteligentes, utilizáveis e artificiais, que recriam, em tempo real, as emoções do condutor ao longo do exterior do carro.

Os participantes no estudo que se sentaram ao volante de um Ford Focus RS, Focus ST ou Mustang, registaram uma média de 2.1 momentos de elevada emotividade durante uma viagem normal de casa para o trabalho; basta comparar este resultado com uma média de 3 momentos numa montanha-russa, 1,7 numa ida às compras, 1,5 ao ver um episódio da “Guerra dos Tronos” ou um desafio de futebol.

 

Ranking das actividades de elevada adrenalina; conduzir um modelo desportivo permite obter facilmente a essência dos denominados “buzz moments”, ou momentos de elevada emoção.

Segundo o Dr. Marcel Mathissen, investigador da Ford Europa, “Somos da opinião de que a condução deve ser uma experiência agradável e emocional. A pesquisa em torno do estado do condutor, que a Ford e os seus parceiros estão a desenvolver, vai ajudar-nos a ter estradas mais seguras e – não menos importante – uma condução mais saudável.”

 

Actividade Buzz Moments *
Montanha-Russa 3
Conduzir 2.1
Ir às Compras 1.7
Guerra dos Tronos 1.5
Jogo de Futebol 1.5
Beijar 0
Dançar Salsa 0
Jantar Fora 0

 

* Valor médio de “buzz moments” por participante

 

Siga o Digital Motores no Instagram

Acompanhe o Digital Motores no Facebook

 

Para conferir a totalidade dos preços da gama Ford utilize a pesquisa de automóveis novos do Digital Motores

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *