NOVO KIA STONIC CHEGA EM OUTUBRO

O mais recente crossover do segmento B da Kia chama-se Stonic é um modelo desenhado a pensar nos clientes europeus. Os rivais diretos são modelos bem conhecidos, como o Dacia Duster, Renault Captur, Nissan Juke. o Mazda CX3, ou mesmo o Peugeot 2008. Isto para referir apenas alguns dos líderes de vendas no nosso país.

O segmento B-SUV é atualmente responsável por 1,1 milhões das vendas anuais de automóveis novos na Europa (correspondentes a cerca de 7% do mercado), prevendo-se que venha a expandir-se para mais de 2 milhões até 2020.

O Stonic é reconhecível como um elemento da família Kia, graças aos elementos de design característicos que apresenta, nomeadamente a grelha “nariz de tigre”. Concebido na Europa, em colaboração com o estúdio de design da marca na Coreia, a sua carroçaria combina linhas horizontais bem definidas com superfícies suavemente esculpidas.

A personalização é importante para muitos clientes deste segmento, razão pela qual o tejadilho estilo “Targa” do Stonic permite escolher um acabamento exterior em dois tons de pintura, inspirado no design do concept de 2013 Kia Provo. Disponibilizado em até 20 combinações de duas cores, contará com cinco opções de cor específicas para o tejadilho.

O conjunto de motores a gasolina conta com o T-GDI (turbo com injeção direta de gasolina), de 1,0 litros e 120 CV, e o MPI (injeção multiponto) atmosférico, que se apresenta nas opções 1,25 ou 1,4 litros, enquanto um motor diesel de 1,6 litros completa a oferta.

Michael Cole, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, refere: “Em termos de volume de vendas, espera-se que o mercado dos B-SUV ultrapasse o dos C-SUV até 2020, altura em que mais de 1 em cada 10 viaturas novas vendidas na Europa serão do segmento do Stonic. O segmento B-SUV atrai compradores de todos os tipos, com 21% do total a corresponderem a uma subida de escala a partir dos supermini e outros 15% a uma descida a partir dos hatchbacks familiares. Os modelos como o Stonic também são apelativos para quem procura substitutos para os MPV clássicos”.

Equipado de série com Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC) e Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM), o Stonic promete ser um SUV divertido de conduzir. É um automóvel de tração dianteira. Entre as funções específicas do VSM contam-se a Vetorização do Binário por Travagem, a Estabilidade em Linha Reta e o Controlo de Travagem em Curva.

O habitáculo do Stonic coloca a tecnologia e a ergonomia no centro das suas preocupações. Este modelo está equipado de série com Apple CarPlay e Android Auto, assegurando assim uma utilização fluida das funções do smartphone através do sistema de infotainment com ecrã tátil. À semelhança de outros modelos Kia, encontra-se disponível com um leque de tecnologias, que contribuem para melhorar o conforto e a comodidade e entre as quais se incluem os bancos dianteiros aquecidos, o cruise control automático e o sistema de entrada sem chave.

Apesar das dimensões exteriores compactas do Stonic, a capacidade da bagageira é de 352 litros, cujo espaço pode ser ampliado ou reduzido, graças a uma plataforma de carga com dois níveis.

O Stonic é construído sobre um conjunto de plataforma e carroçaria com 51% dos materiais usados a serem fabricados em aço Avançado de alta resistência. À disposição do condutor está uma seleção de Sistemas de Assistência DRiVE WISE da Kia que incluem a Travagem Autónoma de Emergência com reconhecimento de peões e Alerta de Colisão Dianteira, a Deteção do Ângulo Morto com Alerta de Tráfego Traseiro e o Sistema de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem. Apoiado por um novo sistema de câmara, o Stonic pode ainda contar com Assistente de Máximos e Aviso de Atenção do Condutor.

Seguindo a tradição da marca coreana, o Kia Stonic tem garantia de 7 anos ou 150 000 km exclusiva da marca.

O Kia Stonic chegará aos pontos de venda na Europa durante o terceiro trimestre de 2017.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *