Estudantes da Secundária de Ponte de Lima vencem Schools Technology Challenge

Mais de 150 dos melhores talentos em engenharia de 16 países enfrentaram-se em Abu Dabi para a final mundial do Land Rover 4×4.

O grupo nacional destacou-se em primeiro lugar, à frente das equipas Panthera, da Malásia, e Fair Dinkum 4×4, da Austrália, que ficarem em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Os quaro estudantes da Escola Secundária de Ponte de Lima foram ainda distinguidos por ‘Melhor Engenharia de Veículo’ e ‘Espírito de Equipa’.

Os jovens engenheiros de diversos países, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, utilizaram a codificação de software para projetar veículos em miniatura com tração às quatro rodas comandados à distância, especialmente concebidos e fabricados para o concurso com dois dias de duração celebrado no circuito de Yas Marina. Num dos desafios colocados, os veículos tinham de vencer um percurso muito complicado que passava por cima e por dentro de vários SUV Land Rover Discovery.

 

O concurso, que tem como objetivo promover a formação contínua, incluía um desafio de codificação de veículos autónomos. O teste surpresa de codificação consistia na otimização de um conjunto de códigos existentes para conseguir que um modelo miniatura de um SUV fosse capaz de completar um percurso pré-estabelecido no melhor tempo possível.

O veículo vencedor conta com uma suspensão multibraço que imita a do Land Rover Discovery e que foi fabricada com materiais naturais, modernos e reciclados como biopolímeros, plástico e alumínio.

A K-EVO participou no desafio no ano passado e terminou no segundo lugar na final nacional. Este ano, conseguiram o seu objetivo e chegaram à final mundial.

Os membros da equipa portuguesa são Luís Ligeiro (17 anos, chefe da equipa), Hugo Oliveira (17 anos, engenheiro de produção), Diogo Cerqueira (18 anos, gestor de recursos) e Pedro Gomes (19 anos, engenheiro de design e designer gráfico).

Para chegar à final mundial, as equipas tiveram de se classificar através de vários eventos nacionais e regionais. Por exemplo, a K-EVO, a equipa vencedora desta edição, tinha conquistado a final nacional de Portugal.

 

Em junho deste ano, a empresa apresentou uma nova app de realidade mista para escolha e seleção de colaboradores em colaboração com o grupo virtual Gorillaz para encontrar os novos talentos da engenharia internacional.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *