Jaguar F-TYPE ganha uma nova alma

A Jaguar ampliou a gama F-TYPE com a introdução de uma nova versão equipada com um motor turbo 2.0 de 300 CV.

O novo modelo, de acordo com a marca, pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 249 km/h. O binário máximo elevado do motor Ingenium turbo é 400 Nm, e encontra-se disponível a partir das 1.500 rpm.

O motor a gasolina Ingenium de 300 CV é o quatro cilindros mais potente de sempre da Jaguar e disponibiliza F-TYPE: 150 CV por litro. Os engenheiros da Jaguar referem que esta é a versão mais eficiente na gama, com uma melhoria superior a 16 % no consumo de combustível em relação ao V6 de 340 CV, em conjunto com emissões de CO2 de apenas 163 g/km no ciclo europeu combinado. O consumo de combustível referido é de 7,2 litros/100 km.

Uma gama de tecnologias permite que o novo motor Ingenium proporcione alta performance e consumo de combustível mais reduzido. Perfeitamente integrada na cabeça do motor, a distribuição eletrohidráulica avançada variável funciona com algoritmos de controlo patenteados e desenvolvidos pelos engenheiros da Jaguar. Esta tecnologia permite um controlo completamente variável da elevação das válvulas de admissão. O colector de escape foi integrado na cabeça. Desta forma, o líquido refrigerante que flui pelas condutas do coletor reduz os tempos de aquecimento e, desta forma, reduz o consumo de combustível e as emissões a frio. O colector foi configurado para incorporar um turbo de conduta dupla.

O motor de 300 CV do F-TYPE foi concebido e desenvolvido pelos próprios engenheiros da Jaguar. É produzindo no Reino Unido, no Engine Manufacturing Centre da Jaguar Land Rover, em conjunto com os motores a gasolina de quatro cilindros de 200 e 250 CV e os motores diesel de quatro cilindros de 150, 163, 180 e 240 CV.

O novo bloco contribui para uma redução de 52 kg no peso do veículo, na maior parte reduzidos do eixo dianteiro.  que é a chave para esta versão do F-TYPE proporcionar uma agilidade melhorada. Algo que, óbviamente, teremos de confirmar em ensaio dinâmico.

A traseira do novo modelo de quatro cilindros integra uma ponteira de escape exclusiva que o distingue das ponteiras centrais duplas e quádruplas dos modelos V6 e V8. As jantes leves de 18 polegadas contribuem também para identificar o último

A Jaguar recebeu esta semana a boa notícia que o SUV F-Pace foi o vencedor Carro do Ano nos EUA e ganhou o prémio para o melhor Design no New York Auto Show. 

O novo F-TYPE já se encontra disponível desde 75.473,24€ na versão Convertible e 68.323,72€ no Coupé.

A nova gama F-TYPE inclui os seguintes modelos:

F-TYPE Coupé e Convertible:

2.0 de 300 CV de quatro cilindros; Quickshift com Tração Traseira RWD

3.0 V6 de 340 CV; Automático com Tração Traseira RWD / Manual com Tração Traseira RWD

3.0 V6 de 380 CV; Automático com Tração Traseira RWD ou Tração Integral AWD / Manual com Tração Traseira RWD

 

F-TYPE R Dynamic Coupé e Convertible:

2.0 de 300 CV de quatro cilindros; Quickshift com Tração Traseira RWD

3.0 V6 de 340 CV; Automático com Tração Traseira RWD / Manual com Tração Traseira RWD

3.0 V6 de 380 CV; Automático com Tração Traseira RWD ou Tração Integral AWD / Manual com Tração Traseira RWD

 

F-TYPE 400 SPORT Coupé e Convertible:

3.0 V6 de 400 CV; Automático com Tração Traseira RWD ou Tração Integral AWD

 

F-TYPE R Coupé e Convertible:

5.0 V8 de 550 CV; Automático com Tração Integral AWD

 

F-TYPE SVR Coupé e Convertible:

5.0 V8 de 575 CV; Automático com Tração Integral AWD

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *