Conduzimos o Suzuki Swift Sport

Venha connosco a Madrid conhecer a terceira geração do Swift Sport! Era este o desafio que a Suzuki lançou ao Volante. Valeu a pena a viagem! O novo modelo tem um estilo mais agressivo, uma relação peso-binário melhorada, consumos aceitáveis e um comportamento dinâmico interessante. O motor não é nenhum foguete, mas a curvar é uma agradável surpresa.

“Sabemos que nossos clientes valorizam uma experiência de condução dinâmica acima de tudo”, diz o engenheiro chefe do Swift Sport, Masao Kobori, “então, concebemos o novo Swift Sport mais leve, mais rápido e mais estimulante em todos os sentidos”.

Primeiras notas escritas no bloco de apontamentos: O peso em vazio reduziu 80 kg para 975 kg, o binário máximo aumentou 70Nm para 230Nm. O motor gasolina 1.4 Turbo  com 140 CV de potência ajuda o motor a produzir um binário desde as baixas rotações, enquanto a pequena cilindrada e o sistema de injeção direta otimizam o consumo de combustível.  O consumo médio rondou os sete litros para percorrer 100 quilómetros.

O Swift Sport chega a Portugal no final do mês de maio com um preço especial de lançamento de 20.178 euros

As capacidades de manobrabilidade encontradas no anterior Swift Sport foram aperfeiçoadas no novo modelo, com uma maior estabilidade de condução e otimização da rigidez de rolamento. Ao volante, apesar dos vários radares e operações stop, fiquei impressionado com a agilidade do carro e da forma eficaz e apoiada como curva. É impressionante o funcionamento da suspensão, gostei bastante do comportamento dinâmico do carro em particular em curva. Não é que a direção seja particularmente direta, que não é, mas a forma intuitiva como este pequeno japonês desenha a estrada salta imediatamente à vista.

Mas afinal que suspensão é esta?

Tal como o seu antecessor, o novo Swift Sport utiliza na dianteira amortecedores Monroe. Para melhorar a estabilidade de rolamento, a espessura das barras estabilizadoras foi aumentada com a adição de Teflon na montagem do estabilizador. O cubo da roda e os rolamentos das rodas foram feitos em uma única unidade e a largura entre os rolamentos foi expandida, resultando em um aumento de 15 por cento na rigidez da curvatura, durante as curvas. Estes desenvolvimentos fornecem um grau de rigidez adicional sem aumentar excessivamente a velocidade da mola ou o estabilizador dianteiro, mantendo o movimento suave no contato do pneu com a estrada. No caso da suspensão traseira o braço foi projetado e desenvolvido minimizar a deformação durante curvas. A rigidez do modelo foi melhorada em 1,4 vezes se comparada com o seu antecessor e a rigidez em curvatura é superior em cerca de três vezes. A rigidez torsional da barra de torção foi ajustada para fornecer maior rigidez de rolamento.

Cockpit desportivo na medida certa

O Swift Sport 3 possui um ambiente de condução desportivo, que vai desde os apontamentos em vermelho no seu interior a um painel de instrumentos orientado para o condutor. Os principais mostradores com cores contrastantes e um novo medidor da pressão e da temperatura do óleo estão sempre em movimento graças a um gráfico de fácil leitura. O volante em forma de D com pele perfurada assegura uma aderência firme. Os acabamentos em cromado e os pedais desportivos complementam a experiência de condução desportiva.

Outro destaque no Swift Sport é o Bluetooth compatível com Smartphone, sistema áudio com ecrã tátil de 7 polegadas e um sistema de navegação com mapa 3D.

Sistemas de Segurança em destaque no novo modelo 

O novo modelo atualizou-se, como seria de esperar, na componente tecnológica e sistema de segurança.

Sistema de deteção

O novo Swift Sport incorpora o sistema que utiliza a combinação de uma câmara monocular e um sensor de laser. O sistema utiliza uma câmara monocular, que possibilita a média-longa distância a deteção e o reconhecimento de elementos como sejam, peões e marcadores de transito, e um sensor de laser para uma deteção de curta distância e noturna.

Alerta de mudança de faixa

A 60km/h ou a uma velocidade superior, a função de alerta de mudança de faixa está desenvolvida para avisar o condutor com a vibração do volante e avisos no painel de instrumentos.

O novo modelo adota, pela primeira vez, o sistema de prevenção de mudança de faixa. A velocidades entre os 60 e 160km/h, a via é reconhecida através de uma câmara monocular. Quando os sensores detetam que a mudança de faixa está prestes a ocorrer, o sistema automaticamente auxilia o condutor a retomar a sua faixa, controlando a direção através do sistema de direção assistida elétrica.

Função alerta anti fadiga

A 60km/h ou a uma velocidade superior, o sistema de função de alerta anti fadiga é desenhado para detetar o padrão de condução e avisar o condutor com alertas visuais, permitindo assim ao condutor corrigir a trajetória.

Assistência de luzes

A 40km/h ou a uma velocidade superior, o assistente de luzes alterna as luzes entre os médios e máximos, dependendo da presença de outros veículos e da luz ambiente.

Controlo de velocidade adaptativo

O controlo de velocidade adaptativo utiliza o radar de ondas milimétricas para medir a distância ao veículo da frente e automaticamente acelera ou reduz a velocidade do nosso veículo para manter a distância de segurança previamente selecionada de acordo com três níveis (curto, médio ou longo). Quando não existe nenhum veículo à frente, o sistema mantem a velocidade (entre 40km/h e 160 km/h) fixada pelo condutor.

Dual Sensor Brake Support (DSBS)

Em andamento utiliza dois sensores- uma câmara monocular e um sensor de laser- para determinar se existe o risco de colisão com um veículo na frente ou um peão. Ao detetar uma potencial colisão e dependendo da situação, o veículo alerta o condutor, assiste à travagem ou trava automaticamente o veículo.

O Swift Sport geração 2018 conta ainda com alerta luminoso de travagem de emergência, controlo de estabilidade, controlo de pressão pneus e seis airbags.

Chega ao nosso país no final de maio com um preço especial de lançamento de 20.178 euros, fixando-se depois nos 22.211 euros.

Texto: Luís Cáceres Monteiro

Siga o Volante no Instagram 

Siga o Volante no Facebook 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *