Ignição ligada para a 36ª edição do Carro do Ano em Portugal

A cerimónia de apresentação da edição deste ano do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2019 aconteceu ontem no edifício Impresa, em Paço de Arcos. Marcaram presença os representantes das diferentes Marcas e os jurados do concurso em representação de alguns dos meios de comunicação social mais importantes do nosso país.

A criação de um galardão anual designado por “CARRO DO ANO” visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

O modelo premiado será distinguido com o título de “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2019”, recebendo o respetivo representante ou importador o “Troféu Volante de Cristal”. Paralelamente, mantendo a generalidade dos seus pressupostos, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional. Estes galardões contemplarão sete classes: Citadino, Familiar, Executivo, Desportivo (inclui descapotáveis), Grandes SUV, SUV’S Compactos e Ecológico. O vencedor de cada classe receberá o respetivo título e poderá ostentar a distinção de cada uma das sete classes mencionadas.

Serão admitidos como candidatos as versões dos modelos concorrentes ao “Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2019”, cujo arranque de comercialização no mercado nacional tenha ocorrido ou venha a ocorrer entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2018.

Quem será o sucessor do Seat Ibiza como sucessor do Carro do Ano em Portugal?

Referência, ainda, para o prémio Ecológico do ano. Uma distinção especial reservada a veículos com motores elétricos ou híbridos (que combinem motor elétrico e motor térmico). Em foco nesta categoria a eficiência energética, os consumos, as emissões e a autonomia homologados pela marca, tendo igualmente em atenção os consumos revelados durante o teste dos jurados, assim como a autonomia real numa utilização diária.

Os jurados estão prontos para realizar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço, tecnologia, e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação. O formato deste ano reúne um júri composto por 20 jornalistas especializados, em representação da imprensa escrita, meios digitais, rádio e televisão, numa busca pela pluralidade de opiniões. Pela segunda vez, desde que existe o troféu, os três maiores canais de televisão portugueses SIC, TVI e RTP, integram o júri.

 

Prémio Tecnologia e Inovação

Para esta edição, a organização voltará a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.

Votação do Público é novidade

O Essilor Carro do Ano 2019/Troféu Volante de Cristal estreia a participação do público na eleição do vencedor. O público será convidado a votar presencialmente, durante a exposição dos automóveis a concurso que irá decorrer em fevereiro de 2019. Cada participante recebe um boletim de voto onde constam todos os automóveis a concurso e coloca uma cruz no automóvel da sua preferência. O automóvel mais votado pelo público fica apurado para os sete finalistas.

O grupo IMPRESA organiza a iniciativa – “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2019”, através da SIC Notícias e do Expresso.

 

Siga o Volante no Instagram 

Siga o Volante no Facebook 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *