Hyundai IONIQ é o novo carro preferido das Senhoras

Na oitava edição dos prémios Women’s World Car of the Year, o Hyundai IONIQ foi o vencedor. As três versões do Hyundai IONIQ – Electric, Hybrid e Plug-in – foram avaliadas como se de um só automóvel se tratasse para efeitos de votação. De modo a identificar o grande vencedor, o júri do concurso votou primeiro com base em seis categorias diferentes, incluindo Familiar, Económico, Ecológico, SUV/Crossover, Luxo e Desportivo. O IONIQ destacou-se na categoria de ‘Carro Ecológico’ e foi depois escolhido como o grande vencedor.

Foto: Digital Motores/D.R.

O Women’s World Car of the Year é o único evento de prémios automóveis do mundo com um júri composto inteiramente por mulheres.

O júri é composto por 25 jornalistas de 20 países diferentes integrando uma representante nacional, a jornalista Carla Ribeiro. Inicialmente o júri nomeou 420 automóveis antes de a lista ser reduzida a 60. Posteriormente, votaram anonimamente, concedendo pontos para cada um dos automóveis. Os resultados finais são verificados pela empresa de contabilidade internacional Grant Thornton’s Auckland, da Nova Zelândia.

“O automóvel que venceu o grande prémio foi submetido a um teste rigoroso por parte de 25 júris de 20 países diferentes que se encontram no painel do Júri do Women’s World Car of the Year” referiu Sandy Myhre, CEO do concurso. “Trata-se de um processo democrático e tanto os carros que venceram nas suas categorias, bem como o grande vencedor têm que se destacar dos restantes.”

VENCEDORES DAS CLASSES

FAMILIAR: Mazda CX5

Até ao último voto, foi uma batalha renhida entre o Mazda Mazda CX5 e o Hyundai i30.

O Mazda CX-5 foi nomeado em duas categorias: como melhor Familiar e melhor SUV/Crossover.

ECONÓMICO: Ford Fiesta

Um segmento em que não houve quaisquer dúvidas: o Fiesta distinguiu-se na votação da larga maioria das juradas. O Kia Rio, em 2.º lugar, ficou a vários pontos do primeiro posicionado; em 3.º, Citroën C3.

CARRO VERDE: Hyundai Ioniq – EV, Hybrid, PHEV

O carro sul-coreano conseguiu suplantar o Toyota Prius Pug-in Hybrid, tendo este ficado com a 2.ª posição e com o Kia Niro muito próximo.

SUV/CROSSOVER: Peugeot 3008

O Peugeot 3008 venceu por uma margem confortável o Mazda CX-5 que se saiu bem em três categorias. Em terceiro, Volvo XC60.

LUXO: BMW Série 5

O automóvel da marca bávara obteve uma vitória clara por uma larga margem. Volvo S90 e Mercedes-Benz Classe E seguraram o 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

PERFORMANCE: Honda Civic Type R

Type R e Mazda MX5 RF aceleraram lado a lado até quase ao último voto, tendo vencido o primeiro. Em terceiro, BMW M2 Coupe.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *