Grand Scénic Assist é o primeiro híbrido da Renault

O Grand Scénic é o primeiro modelo da Renault que combina um motor elétrico e um de combustão. O bloco escolhido é o dCi 110, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.

A tecnologia Hybrid Assist tem como base um motor elétrico de 10 kW e duas baterias. Uma bateria secundária de 12 volts para fornecer a energia necessária para o funcionamento de equipamentos como luzes, limpa-vidros e ABS; e uma bateria de tração de 48 volts, localizada sob o piso traseiro, com capacidade de armazenar a energia recuperada durante as fases de desaceleração.

A energia utilizada pelo sistema híbrido permite fornecer binário adicional ao motor diesel de 110 CV de potência.

 

Os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do Hybrid Assist avançam que nem precisa de uma tomada para recarregar a bateria. Uma tecnologia que permite uma redução dos consumos e das emissões de CO2 que pode chegar aos 10 por cento.

Em relação ao Grand Scénic dCi 110 EDC, o Grand Scénic Hybrid Assist reivindica um consumo em ciclo misto de 3,6 l/100 km e emissões de CO2 de 94 gramas. Por ação do motor elétrico, em determinados regimes, o binário máximo pode chegar aos 275 Nm em vez dos habituais 260 Nm.

São dois os detalhes que distinguem o Grand Scénic Hybrid Assist das versões convencionais: a assinatura “Hybrid Assist” no portão traseiro e o indicador de consumo ou de recuperação de energia localizado no painel de instrumentos, bem ao lado do velocímetro. A pintura é bi-tom, as jantes são de 20 polegadas.

A revolução estética é inquestionável em relação ao modelo anterior, saltando à vista as parecenças com o Renault Espace. Sabemos que os SUV estão na moda, é verdade, mas um monovolume permite soluções de espaço e modularidade que poucos SUV’s conseguem equiparar.

Scénic segue estilo e tendências introduzidas pelo Espace 

Uma vez no interior, a sensação é de espaço, conforto e tecnologia.

Os bancos dianteiros são os mesmos do Espace. Beneficiam de espuma de dupla densidade e estão também disponíveis com regulação elétrica de oito modos (lombar incluída), função de massagem e aquecimento.

Como não podia deixar de ser, a modularidade é uma das mais elogiadas caraterísticas do Grand Scénic Hybrid Assist. O banco do passageiro dianteiro pode assumir a posição de mesa. Graças ao sistema “One Touch Folding”, com um único toque no R-LINK 2, ou nos comandos situados no porta-bagagens, é possível rebater, automaticamente, os bancos traseiros, com o objetivo de obter um piso plano.

A consola central deslizante faz parte dos equipamentos do Grand Scénic Hybrid Assist. Para além do espaço de arrumação que disponibiliza – iluminado e fechado – acumula a função de apoio de braço e integra diferentes tomadas (USB, jack e de 12 V), tanto para os passageiros dianteiros, como para os da segunda fila de bancos. Com 63 litros de espaços de arrumação, destacamos a gaveta Easy Life situada em frente ao banco do passageiro dianteiro. Uma referência, ainda, para os quatro compartimentos integrados no piso. O porta-bagagens oferece um volume de 596 litros.

Programável através do ecrã táctil, o sistema Multi-Sense permite ao condutor personalizar o automóvel.  Através do R-LINK 2 podem ser selecionados diferentes modos de condução: Normal, Eco, Confort, Sport e Perso. No fundo, a parametrização do automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, mas também ambiente do habitáculo onde encontramos cinco cores disponíveis.

Segurança 5 estrelas

O Scénic Hybrid conta no capítulo sa segurança ativa e passiva com sistema de travagem ativa de emergência (também com deteção de peões), regulador de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de via,  alerta de deteção de fadiga, alerta de transposição involuntária de via, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, aviso de ângulo morto, câmara de marcha-atrás, comutação automática dos faróis de máximos para médios, ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist.

Um sistema de estacionamento mãos livres que, para além de ajudar a identificar um lugar de estacionamento, mede o espaço disponível com o auxílio de sensores e assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.

Garantia de 5 anos

O Grand Scénic Hybrid Assist beneficia da garantia de 5 anos. Desde que equipado com Via Verde, é taxado nas portagens nacionais como Classe 1. Está associado unicamente ao nível de equipamento Intens e está disponível na rede de concessionários por um preço a partir dos 34.900 euros.

Siga o Digital Motores no Instagram

Acompanhe o Digital Motores no Facebook

 

Para conferir a totalidade dos preços da gama Renault utilize a pesquisa de automóveis novos do Digital Motores

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *