Ford e Google lançam aplicação para evitar utilização do smartphone ao volante

A nova aplicação de Realidade Virtual de Segurança Rodoviária Ford Reality Check tem como principal objetivo reduzir a utilização do smartphone durante a condução.

Segundo os últimos dados europeus, mais de 3.600 jovens morrem em acidentes na estrada em cada ano e destes dois terços são os condutores.

Para destacar os perigos envolvidos, a Ford, em parceria com o premiado estúdio de realidade virtual Happy Finish e a Google, lançou o Ford Reality Check, uma aplicação de VR que permite experimentar as potencialmente fatais consequências de conduzir distraído.

Segundo a neurocientista Lynda Shaw, os jovens estão programados para serem extra-sensíveis ao FOMO e é por essa razão que eles continuam a comunicar com os seus amigos enquanto conduzem.

“Os estudos mostram que a parte do cérebro que ajuda a reduzir a ansiedade quando somos excluídos pelos nossos pares está menos activa quando somos mais jovens,” afirmou Shaw. “Os adolescentes acham extremamente perturbador ser excluído pelo seu grupo. Mais importante, este córtex pré-frontal também está associado a funções como a avaliação de riscos, planeamento futuro e controlo das nossas acções.”

O desejo de estarem sempre conectados com os amigos significa que eles são especialmente propensos a distrações potencialmente letais, como o uso das redes sociais, fazer selfies e enviar mensagens de texto ao mesmo tempo que conduzem.

A app Ford Reality Check usa a Google Daydream VR para colocar no papel de condutor distraído que apanha amigos no caminho para uma festa. Mensagens, chamadas e passageiros, todos competem pela sua atenção, provocando uma série de situações de perigo “por muito pouco”. A distracção final tem consequências fatais. Nos testes iniciais, 90 por cento daqueles que usaram a app afirmaram que mudariam a sua conduta ao volante depois da experiência.

A plataforma Google Daydream Virtual Reality foi criada pela Google para oferecer uma experiência de realidade virtual simples mas, ao mesmo tempo, imersiva. Alimentada por um smartphone, uns auriculares ligeiros são complementados por um comando manual que serve para conduzir a interacção com o mundo virtual.

O Ford Reality Check será demonstrado nos eventos Ford Driving Skills for Life em vários países europeus e espera-se que esteja disponível no Google Play Store.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *