Revelamos o novo Mercedes Classe A

A Mercedes escolheu a cidade de Amesterdão, capital da Holanda, para dar a conhecer à imprensa o seu novo modelo compacto. Durante o desenvolvimento do Classe A foi prestada uma particular atenção à elevada rigidez estrutural e aos pontos de ligação entre a carroçaria, a suspensão e a cadeia cinemática.

O Classe A está agora equipado de série com o Active Brake Assist ampliado. Em função da situação, o sistema pode ajudar a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou parados, e até colisões com peões ou ciclistas. É também o primeiro modelo Mercedes-Benz a ser desenvolvido no novo Technology Centre for Vehicle Safety (TFS). O design da estrutura do veículo incorpora os resultados de pesquisa de acidentes reais. Todos os componentes da carroçaria foram desenvolvidos de acordo com as cargas e as tensões encontradas, no que diz respeito à geometria, à espessura do material, à tecnologia de ligação e à qualidade dos materiais.

MBUX – Mercedes Me Connect

O Classe A é o primeiro modelo a incluir o novo sistema multimédia MBUX que pretende inaugurar a uma nova era nos serviços da Mercedes. As características de apresentação impressionam com as imagens 3D de alta resolução, que são reproduzidas em tempo real.

A Mercedes me app collection pode ser colocada na forma de ícone no ecrã e ser, depois, livremente organizada na página inicial tal como todas as outras aplicações principais. Além disso, conteúdos online como os preços atuais dos combustíveis nos postos de abastecimento ou a disponibilidade de lugares de estacionamento em parques de estacionamento são apresentados no MBUX.

O novo Classe A está equipado de série com airbags frontais do condutor e do passageiro dianteiro, airbag para os joelhos do condutor e airbags de cortina que no novo modelo também abrange o pilar A para uma melhor proteção dos passageiros. Os airbags do tórax nos bancos dianteiros são igualmente um equipamento de série e estão disponíveis como equipamento opcional para os bancos traseiros.

Novos motores a gasolina e Diesel

As seguintes três versões de motores estão disponíveis durante ou logo após o lançamento de mercado do Classe A agendado para o mês de maio:

  • A 200 (120 kW/163 CV, 250 Nm; com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT, consumo de combustível em ciclo combinado de 5.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 120 g/km) ou caixa manual de seis velocidades (consumo de combustível em ciclo combinado de 5.6 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 133 g/km). Atenção, os valores dos consumos que publicamos são avançados pela Mercedes. 
  • A 250 com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (165 kW/224 CV, 350 Nm; consumo de combustível em ciclo combinado de 6.0 l/100 km, emissões de CO2em ciclo combinado de 141 g/km)
  • A 180 d com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (85 kW/116 CV, 260 Nm; consumo de combustível em ciclo combinado de 4.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 108 g/km)

Durante o lançamento de mercado estão disponíveis dois novos motores a gasolina de quatro cilindros. As inovações no motor M282 com uma cilindrada de 1.4 l e potências até 120 kW incluem um sistema de desativação de cilindros (inicialmente em combinação com a caixa de velocidades 7G-DCT) e a cabeça do motor em forma de delta. O segundo é igualmente um motor a gasolina. É o propulsor M260 que tem uma cilindrada de 2.0 litros e uma potência e um binário de 165 kW e 350 Nm. A novidade corresponde ao motor Diesel, de quatro cilindros (OM608), com uma cilindrada de 1.5 litros, potência até 85 kW e um binário máximo de 260 Nm. Aqui destacam-se o sistema de controlo de emissões com tecnologia AdBlue instalado junto ao motor, um turbocompressor com uma resposta mais rápida e o ar da sobrealimentação arrefecido a líquido de arrefecimento. Também será implementada uma nova caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT. Posteriormente serão lançados novos motores. O depósito de combustível instalado de série tem uma capacidade de 43 litros, estando ainda disponível como equipamento opcional um depósito de 51 litros de capacidade.

Mediante encomenda, o novo Classe A está disponível com sistema de tração integral permanente 4MATIC com distribuição variável do binário. Utilizando o interruptor do DYNAMIC SELECT, agora o condutor poderá influenciar as características de funcionamento do sistema 4MATIC. Os componentes do sistema 4MATIC incluem a saída de potência para o eixo traseiro, que está integrada na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, e o diferencial do eixo traseiro com embraiagem multidisco integrada. Esta não funciona agora por meio electro-hidráulico, mas sim por meio eletromecânico.

Está disponível uma seleção de sistemas de suspensão para o Classe A em função da versão do motor e da preferência do condutor. As jantes de 16 polegadas são um equipamento de série. O sistema Dynamic Select é um equipamento de série e, com o pressionar de um botão, proporciona uma experiência individual de condução em combinação com a suspensão com controlo ativo do amortecimento (opcional).

O novo Classe A está equipado com suspensão dianteira tipo McPherson. As versões mais potentes do modelo como a versão A 250 e todos os modelos equipados com sistema 4MATIC estão equipados com uma suspensão traseira de quatro braços. O eixo traseiro está instalado numa subestrutura isolada da carroçaria através de sinoblocos, por forma a evitar o quanto possível a transferência de vibrações da suspensão para a carroçaria. De série, o novo Classe A está equipado com uma suspensão conforto com molas de aço e sistema Dynamic Select. A suspensão conforto rebaixada em 15 milímetros inclui molas e amortecedores especialmente configurados para um comportamento mais desportivo. A suspensão com controlo ativo do amortecimento permite ao condutor escolher as suas características de amortecimento preferidas.

 

Para conferir a totalidade dos preços da gama Mercedes utilize a pesquisa de automóveis novos do Digital Motores

 

Os novos modelos Mercedes-Benz Classe A no lançamento de mercado:

  A 200 A 250 A 180 d
Caixa de velocidades 7G-DCT 7G-DCT 7G-DCT
Potência (kW/CV) 120/163 165/224 85/116
às rpm 5.500 5.500 4.000
Binário máximo (Nm) 250 350 260
às (rpm) 1.620 1.800 1.750-2.500
Consumo de combustível em ciclo combinado (l/100 km) 5,1 6,0 4,1
Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km) 120 141 108
Aceleração
0-100 km/h (s)
8,0 6,2 10,5
Velocidade máxima (km/h) 225 250 202
Comprimento/largura/altura (mm) 4,419/

1,796/

1,440

4,419/
1,796/
1,445
4,419/

1,796/

1,440

Distância entre eixos (mm) 2.729

 

Siga o Digital Motores no Instagram

Acompanhe o Digital Motores no Facebook

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *