Ao volante do novo Mazda CX-5

 

 

O novo SUV da Mazda já está à venda no nosso país. Paga classe 1 nas portagens com Via Verde. Veja as fotos e os vídeos.

O Digital Motores marcou presença em Cascais para conduzir a segunda geração do CX-5. Atualmente comercializado em mais de 120 países, o SUV da marca nipónica representa cerca de um quarto das vendas totais da Mazda a nível global sendo o modelo da marca mais vendido na Europa.

O novo modelo, como seria de esperar, segue as linhas estilísticas dos restantes membros da família Mazda. Jo Stenuit, Senior Design Manager da Mazda, esteve na Costa do Sol para explicar aos jornalistas como a sua equipa de designers encontrou inspiração e de que forma pesquisaram e desenharam o CX-5 sob a batuta do design Kodo.

 

 

Kodo é quem mais ordena! A grelha frontal, o “olhar” rasgado na dianteira, os farolins traseiros, tudo, o CX-5 segue a tendência CX-3, Mazda 6, MX-5, etc. Com 4.550 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 1.680 mm de altura, o novo CX-5 é 10 mm mais longo e 35 mm mais baixo do que o seu antecessor. A distância entre eixos não sofreu alterações.

O Mazda CX-5 está mais refinado, confortável, melhor insonorizado. Isso é notório em estrada! Nesse sentido, a grelha dianteira conta com condutas optimizadas e com a adição de componentes aerodinâmicos estrategicamente colocados. O coeficiente de atrito aerodinâmico é cerca de 6% mais baixo do que o do modelo atual.

Conduzi  ao longo de 50 quilómetros. Ficam algumas notas que depois irei confirmar com maior detalhe, como, por exemplo, as médias de consumo. Neste primeiro contato conduzi uma unidade com o motor 2.2 turbodiesel de 150 CV. O novo modelo conta com uma bagageira de 506 litros, uma escolha e montagem de materiais melhorada, motor enérgico, sempre disponível para ultrapassar ou para uma subida mais ingreme.

Se pretendemos andar um pouco mais depressa, temos binário sempre disponível, a caixa manual de seis velocidades é muito precisa, fácil de utilizar. Encontramos sempre o regime certo para cada curva, para cada rotunda.

Fiquei com a impressão de que o lugar traseiro do meio não é o melhor para realizar viagem mais longas. O ideal é mesmo transportar duas pessoas no banco traseiro. A Mazda garante, no entanto, que todos os bancos foram revistos de modo a proporcionar aos ocupantes um melhor suporte do corpo, menores níveis de fadiga e um maior conforto.

 

 

Dotado da tecnologia SKYACTIV, mecanicamente o novo Mazda CX-5 volta a apostar, entre nós, no bloco turbodiesel 2.2 com dois níveis de potência, 150 e 175 CV. Estão disponíveis transmissões manuais e automáticas, ambas de 6 velocidades e sistemas de tração 2WD ou integral i-ACTIV AWD. Os engenheiros da marca japonesa aumentaram a rigidez torcional da carroçaria na ordem dos 15% face ao modelo anterior, reduzindo o atraso da resposta às solicitações da direção. Também os sistemas de suspensão e travagem foram refinados para melhorar a maneabilidade, estabilidade e conforto.

G-VECTORING CONTROL

O G-Vectoring Control (GVC) é um sistema que integra o controlo do motor, transmissão e chassis como forma de reforçar a ligação entre o carro e o condutor, o GVC altera o binário do motor para otimizar a carga (ou peso) aplicada em cada roda.

O GVC analisa a posição da direção e do acelerador na abordagem de uma curva em aceleração, e é capaz de reduzir momentaneamente a quantidade de binário enviado para as rodas dianteiras, transferindo, desse modo, um pouco mais de peso sobre o eixo dianteiro. Esta ação aumenta o nível de aderência dos pneus dianteiros e, consequentemente, as rodas dianteiras viram com maior precisão. Depois disso, quando o condutor mantém a direção num ângulo constante, o GVC recupera instantaneamente o binário do motor, transferindo peso para as rodas traseiras e reforçando a estabilidade do veículo. Esta série de transferências de massas proporciona mais aderência aos pneus dianteiros e traseiros, melhorando a agilidade do veículo em função das intenções do condutor.

MZD CONNECT

O MZD Connect é o que liga o CX-5 ao “mundo”! O sistema de conectividade móvel alarga as funções de bordo já disponíveis noutros modelos da marca, como Bluetooth, e-mail, SMS e navegação, oferecendo aos utilizadores novos patamares de conveniência conectada. Com o seu smartphone conectado, via Bluetooth ou USB, os ocupantes podem aceder, através do ecrã de 7 polegadas, em tempo real, ao conjunto de serviços móveis de infotainment Aha, incluindo milhares de estações de rádio online, feeds no Twitter e Facebook, notícias, audiobooks. Desenvolvido pela Bose para o novo Mazda CX-5, um sistema de som premium com 10 altifalantes conta com um amplificador digital de 8 canais para processamento do sinal.

A Euro NCAP, organização independente que avalia a segurança dos automóveis novos na Europa, atribuiu ao novo Mazda CX-5 a classificação máxima de segurança de 5 estrelas.

A gama CX-5 em Portugal

A sua comercialização iniciar-se-á de imediato no nosso país, numa gama com 3 níveis de equipamento: Essence, de entrada na gama numa única versão, Evolve, intermédia já com conteúdos significativos, e Excellence, mais requintada. Podem acrescer, consoante as versões, um ou mais dos seguintes pacotes de conteúdos: Pack High Safety, Pack i-ACTIVSENSE, Pack Navi, Pack Leather, Cruise Pack e TAE (tejadilho de abrir eléctrico).

Consoante o nível de equipamento escolhido e os packs associados, o Mazda CX-5 está à venda a partir dos 33.3101 euros (versão de entrada Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D (150 CV) 2WD Essence, com pintura sólida) e os 53.120 euros, da versão de topo Mazda CX-5 2.2 SKYACTIV-D (175 CV) AWD AT Excellence Pack Leather (Beije) TAE Cruise Pack Navi, com pintura metalizada. O valor referido não inclui as despesas de legalização. A versão que vê nas fotografias possui a nova cor Red Soul Crystal que tem um preço acrescido de mais 300 euros.

L. Cáceres Monteiro/D.M.

 

 

Siga o Digital Motores no Instagram

Acompanhe o Digital Motores no Facebook

 

Para conferir a totalidade dos preços da gama Mazda utilize a pesquisa de automóveis novos do Digital Motores

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *