20 anos de tecnologia híbrida comemorados na OTA

A Toyota convidou os jornalistas para um encontro na base área da OTA para assinalar os 20 anos de tecnologia híbrida da marca japonesa.

Os jornalistas conduziram as diferentes gerações do ecológico Prius. O modelo pioneiro dos sistemas híbridos a nível mundial e o modelo que mais contribuiu para a marca japonesa liderar as vendas de automóveis equipados com esta tecnologia a nível global.

O Digital Motores esteve presente para um ensaio dinâmico com as várias gerações Prius, na pista da base área, aproveitámos ainda para testar o Toyota CH-R em estradões de terra batida onde ficámos agradavelmente surpreendidos pelo conforto do pequeno SUV.

Foi engraçado ver como a gama Prius evoluiu desde o primeiro modelo, que vendeu poucas unidades no nosso país, com o seletor da caixa de velocidades junto ao volante, até à geração atual deste modelo recheada de tecnologia a bordo. Conduzimos, ainda, o novo Toyota Mirai movido a hidrogénio,  na altura do nosso teste inha autonomia para 250 km. Recordo que não existem postos de abastecimento de hidrogénio no nosso país, ao contrario do que acontece em Espanha e da Alemanha onde os postos de reabastecimento têm aumentado imenso. Nos poucos quilómetros ao volante do Mirai deu para compreender desde logo o poder de arranque, o silêncio e o prazer de condução, deste automóvel a hidrogénio.

Atualmente, a Alemanha possui um total de 32 estações de abastecimento em funcionamento, financeiramente apoiadas pelo governo Alemão através do seu programa National Innovation Programme for Hydrogen and Fuel Cell Technology (NIP). No seu conjunto, o governo Alemão contribuiu com 1.8 milhões de euros para a construção das duas novas estações. O plano consiste em ter 100 estações de abastecimento em funcionamento no ano de 2018. O projeto de demonstração Clean Energy Partnership (CEP) serviu de base para a expansão da infraestrutura de hidrogénio da Alemanha através do estabelecimento de normas comuns.

 

Siga o Digital Motores no Instagram

Acompanhe o Digital Motores no Facebook

 

Para conferir a totalidade dos preços da gama Toyota utilize a pesquisa de automóveis novos do Digital Motores

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *